Ministério Público promove encontro de apoio a famílias de vítimas da violência em Cidade Ocidental

20 junho 2025 às 19h07

COMPARTILHAR
O Ministério Público de Goiás (MPGO) realizou, nesta semana, em Cidade Ocidental, um encontro voltado a famílias que perderam entes queridos em decorrência da violência. A iniciativa, intitulada O Que Nos Une: Direitos, foi promovida pela 2ª Promotoria de Justiça do município e teve como objetivo ouvir os familiares, oferecer apoio emocional e orientá-los sobre seus direitos.
Participaram do evento parentes de vítimas de crimes dolosos — aqueles cometidos com intenção de matar — cujos casos foram levados a julgamento entre dezembro de 2024 e maio de 2025. Também estiveram presentes representantes da rede de apoio, como profissionais da Assistência Social, da Casa da Mulher, advogados, assistentes sociais e uma psicóloga.
Realizado em um formato acolhedor e multidisciplinar, o encontro proporcionou um espaço seguro para que os participantes compartilhassem suas histórias, recebessem apoio psicológico e esclarecimentos sobre o andamento dos processos judiciais, além de informações sobre serviços públicos disponíveis.
De acordo com o MPGO, a ação vai além de um simples evento institucional. Trata-se de um gesto de respeito às famílias enlutadas e um esforço para garantir que elas tenham acesso ao amparo necessário. A iniciativa segue diretrizes nacionais que asseguram os direitos das vítimas e de seus familiares, como a Resolução nº 243/2021 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O Ministério Público reforça que ações como essa contribuem para aproximar as instituições da sociedade, demonstrando que o apoio às vítimas da violência extrapola o âmbito jurídico e alcança também o cuidado com o sofrimento humano.