A partir desta sexta-feira, 28, começa a funcionar a nova modalidade de pagamento por aproximação do PIX, de acordo com a regulamentação do Banco Central. Com essa inovação, os consumidores poderão realizar pagamentos apenas aproximando o celular da máquina de pagamento, de forma similar ao uso de cartões de crédito e débito.

Essa funcionalidade também estará disponível em carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay, o que permitirá aos clientes efetuarem os pagamentos sem precisar abrir o aplicativo bancário. No entanto, para que as carteiras digitais possam processar pagamentos com o PIX por aproximação, elas precisam de autorização do Banco Central. Até o momento, apenas o Google Pay obteve essa permissão.

O PIX por aproximação visa tornar os pagamentos mais rápidos e simples, em comparação com o uso do QR Code. Hoje, no modelo de pagamento por QR Code, o cliente precisa escanear o código gerado pelo comerciante, acessar o aplicativo bancário, escolher a opção de pagamento via QR Code e confirmar a transação. Com o PIX por aproximação, o processo será mais direto: basta abrir o aplicativo, selecionar a opção de pagamento e aproximar o celular da máquina do comerciante.

Para usar o PIX por aproximação em carteiras digitais, será necessário vincular a conta bancária à carteira, como ocorre com cartões de crédito. Além disso, as transações realizadas por esse método terão um limite padrão de R$ 500, mas o cliente poderá ajustar esse limite, tanto por transação quanto por dia. (Gustavo Soares)

Leia também:

Após crise no pix, ministro de Lula apresenta plano de comunicação de 90 dias