Em busca do impulsionamento do segmento, no Legislativo, diversos projetos estão em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a Alego, a exemplo do projeto de lei do deputado André do Premium (Avante), que propõe a criação da Política de Desenvolvimento do Turismo Sustentável para a região Entorno do Distrito Federal.

Em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi distribuído para relatoria, o PL visa realizar o turismo de modo sustentável, bem como propor ações de infraestrutura e a criação de novos atrativos turísticos.

André do Premium é autor do projeto de lei que pretende ampliar o fluxo de turistas que visitam o Entorno para prática de ecoturismo

“Segundo o Observatório da Goiás Turismo, a atividade turística tem se mostrado cada vez mais importante para a geração de empregos e renda, em nível regional e local, e tem contribuição relevante na economia goiana”, enfatizou o autor. André do Premium complementou, ainda, afirmando que o plano também pretende ampliar o fluxo de turistas que visitam o Entorno para prática de ecoturismo. 

Programa Parques de Goiás  

Já o parlamentar Antônio Gomide (PT), propõe a instituição do Programa Parques de Goiás, para promover a conservação ambiental, o turismo sustentável e aumentar a visibilidade dos parques estaduais. As ações do programa incluem, desde o incentivo à sinalização por meio de placas de orientação em todos os parques estaduais até a promoção da regularização dos parques estaduais de Goiás, de modo a garantir a gestão e a preservação destas unidades.

Antônio Gomide propõe a instituição do Programa Parques de Goiás para promoção da conservação ambiental e do turismo sustentável

Segundo dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Semad, existem mais de 13 parques estaduais, como o Parque Estadual Águas Lindas (PEAL), um importante local destinado à preservação de nascentes, mananciais, fauna e flora do Cerrado. Além disso, o parque é utilizado largamente por intuições de ensino para a realização de pesquisas científicas, desenvolvimento de atividades de educação e de turismo ecológico.

Leia também:

Atrações de municípios do Entorno são destaque no Salão Nacional do Turismo, em Brasília