Palestras sobre o combate à dengue são ministradas para os alunos de Valparaíso
22 março 2024 às 14h24
COMPARTILHAR
As palestras tiveram início na última segunda-feira (18) e vão até o mês de maio, trazendo importantes reflexões sobre a prevenção e o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os palestrantes, Victor Augusto Coelho e Erivânia Aragão Teles, são biólogos com expertise na área e apresentam uma perspectiva esclarecedora sobre os desafios enfrentados no combate à dengue, além de orientações práticas para a população de Valparaíso.
Victor Coelho conversou com a reportagem do Jornal Opção Entorno sobre o ciclo de palestras deste semestre centrado na dengue, devido a um programa federal implantado na Secretaria de Educação Municipal. “Este programa nos foi repassado na forma de plano de aula, como parte do planejamento que todas as escolas devem seguir. E nós, da Escola de Educação Ambiental, temos a responsabilidade de implementar”, afirmou.
O biólogo destacou a importância de se abordar a dengue, tendo em vista o cenário epidêmico atual. “Esta é uma das piores crises recentes. O número de casos de dengue em Goiás é o mais alto do Brasil e o governo reconheceu a necessidade de implementar ações de educação ambiental para conscientizar a população sobre o vetor e combater eficazmente o Aedes aegypti, eliminando os focos em casas e escolas”. Ele acrescentou: “Devemos motivar as pessoas a fazerem a sua parte, começando pelas crianças, que são o nosso principal foco. Além das palestras que estamos promovendo, também estamos organizando gincanas com perguntas e respostas de forma mais lúdica, para melhor fixação do conteúdo no processo de aprendizagem dos alunos”, concluiu.
Mais de 1.200 alunos alcançados
Letícia Correa, coordenadora da Escola de Educação Ambiental, informou ao Jornal Opção Entorno que mais de 1.200 alunos foram alcançados no último ciclo em 27 escolas municipais e duas estaduais. Ela destacou: “Este ano, ultrapassaremos essa meta, pois somente em uma escola esta semana atendemos 240 alunos em uma única manhã. Está sendo muito produtivo e, hoje, por exemplo, levamos uma turma da Escola Eunice de Souza Machado para uma visita à estação de tratamento de água, para falarmos sobre o Dia Internacional da Água”.
A coordenadora finalizou, lembrando que iniciativas como o ciclo de palestras são essenciais para disseminar informações que promovam a mobilização social e fortaleçam as medidas de controle e prevenção da dengue de modo a proteger a comunidade.