*Por Luan Martins

A conquista envolve dois grupos: três alunos premiados na Olimpíada de Inteligência Artificial da Campus Party 2024 e oito aprovados pelo processo seletivo do programa Goiás Pelo Mundo, destinado às Escolas do Futuro.

Os estudantes fazem parte do programa Jornada para o Futuro, que integra o ensino médio do CEPI José de Assis à formação técnica em Desenvolvimento Web e Cibersegurança ofertada pela Escola do Futuro. Combinando ensino regular e formação tecnológica avançada, esses jovens acumulam experiências práticas, como hackathons, desenvolvimento de projetos, criação de startups e desafios de inovação, percurso que contribuiu diretamente para o desempenho nas etapas de seleção.

O intercâmbio faz parte do Goiás Pelo Mundo, iniciativa do Governo de Goiás que busca internacionalizar estudantes do ensino médio técnico, pesquisadores e futuros profissionais.

O programa oferece formação em idiomas, vivência cultural em países parceiros e ampliação das experiências acadêmicas e profissionais. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, o estado vive um momento de transformação na formação de seus jovens.

“Goiás está lançando um grande programa para internacionalizar seus talentos. O Goiás Pelo Mundo quer dar experiência internacional aos nossos estudantes e profissionais. No caso do intercâmbio para alunos premiados, eles passam um mês em um país estrangeiro, começando pela Austrália, para uma imersão em inglês. É o primeiro passo de uma jornada que inclui também mestrados internacionais e missões de pesquisa. É um movimento para impulsionar goianos e goianas a novas oportunidades”, afirmou o Secretário.

A diretora do CEPI José de Assis, Elenice Assunção, ressalta que todas as etapas estão sendo conduzidas em parceria entre SECTI, Escola do Futuro e Educação Integral. Para ela, o intercâmbio representa mais do que uma viagem: é uma oportunidade de transformação social.

“Para nós do CEPI José de Assis, esse momento marca o início de uma jornada. Estamos vendo o quanto o poder público pode impactar a vida das pessoas. O intercâmbio transforma. Eles não vão apenas aprender um novo idioma, mas aprender a viver em outro país, conviver com outra cultura e desenvolver novas formas de ver o mundo. Esperamos que aproveitem essa oportunidade para crescer academicamente, culturalmente e pessoalmente”, destaca a diretora.

A Escola do Futuro também teve papel central no processo. Além da formação técnica, ofereceu suporte total aos estudantes no período de seleção para o Goiás Pelo Mundo, desde orientação individual, uso de salas para entrevistas e revisão documental até incentivo contínuo para participação nas etapas. O resultado foi o maior número de intercambistas entre as unidades do programa em Goiás.

Os 11 estudantes viajarão para a Austrália, onde cumprirão quatro semanas de curso intensivo de inglês, além de participar de atividades culturais programadas, ampliando repertório acadêmico e preparando-se para oportunidades internacionais futuras.

Com a viagem, CEPI José de Assis e Escola do Futuro já estruturam ações para o pós-intercâmbio. Segundo as instruções, o objetivo é garantir que o aprendizado adquirido seja incorporado ao ambiente escolar e sirva de inspiração para outros jovens de Santo Antônio do Descoberto e do Entorno do Distrito Federal, demonstrando que a educação pública pode abrir caminhos para o mundo.