De acordo com o Edital nº 007/2024, lançado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO), serão oferecidas 86 vagas distribuídas em vários municípios goianos, sendo 10 previstas para cinco cidades do Entorno do Distrito Federal. Águas Lindas de Goiás, Formosa, Luziânia, Novo Gama e Planaltina serão contempladas, cada uma, com duas vagas.

As oportunidades para os municípios circunvizinhos ao DF são para as disciplinas de Português e Matemática. Os selecionados vão trabalhar nas CREs por 20 horas semanais no contraturno às suas jornadas regulares, para atuarem no Programa Formação em Pares do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação do Estado de Goiás (Cepfor). O objetivo é realizar formações presenciais, on-line ou em Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Requisitos para a seleção

Alguns dos requisitos exigidos aos candidatos à função de professor formador são a experiência mínima de três anos como docente na rede estadual de ensino; não estar em estágio probatório; ter diploma de licenciatura; ter disponibilidade para viagens; não ocupar cargo comissionado, função gratificada ou função de gestão; atuar em, no mínimo, uma turma no turno noturno; e apresentar bons resultados no desempenho dos estudantes.

Cabe a esse profissional, entre outras atribuições, realizar reuniões formativas técnicas e pedagógicas a professores e acompanhar o desempenho individual e coletivo dos docentes cursistas. A função de professor formador será exercida por até 2 anos, no máximo. Após esse período, o docente volta à sua carga horária original de 40 horas semanais em sala de aula.

O certame terá etapas classificatória e eliminatória, e as inscrições para quem quiser se candidatar a uma vaga estão abertas até o dia 18 de novembro, com início das atividades previstos para 3 de fevereiro próximo.

Para mais informações, acesse o edital ou entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Leia também:

Cidade Ocidental abre processo seletivo simplificado para profissionais da educação