Alunos de Formosa, no Entorno do DF, garantiram o 2º lugar na fase estadual do projeto Estudantes de Atitude, competição promovida pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O projeto busca incentivar reflexões sobre o cuidado com o patrimônio público, o combate à corrupção e o controle social, tudo por meio de uma disputa gamificada entre escolas.

De acordo com o professor orientador, Roberto José da Paixão Filho, os estudantes avaliaram a própria escola, identificando pontos fortes e fragilidades. “Foi nesse processo que o time do Cepi Professora Izabel Christina percebeu que a área externa da unidade precisava de atenção, principalmente devido aos lotes baldios ao redor, onde são comuns descartes irregulares de lixo e incêndios criminosos”, destacou.

A partir do diagnóstico, o grupo desenvolveu o Ponto Formosa, um portal criado para servir como ponto de registro das demandas de infraestrutura da cidade. A ferramenta permite que moradores relatem problemas que precisam ser encaminhados à administração pública. Para tornar o fluxo mais eficiente, os estudantes firmaram parceria com a Ouvidoria Municipal, garantindo maior agilidade no atendimento às solicitações.

O projeto passou pela etapa regional, também conquistando o 2º lugar e avançando à fase estadual. Na competição estadual, concorreu com 582 iniciativas, das quais apenas 144 chegaram à final — e, mais uma vez, a equipe formosense se destacou, conquistando o vice-campeonato de Goiás.

O resultado também reforça o histórico de excelência da escola na competição: em 2022, o Cepi Professora Izabel Christina ficou em 1º lugar, tornando-se agora a única unidade escolar do estado a possuir os dois títulos principais.

Segundo a equipe, o portal foi inteiramente desenvolvido pelos estudantes, da concepção ao produto final. O projeto fortaleceu o senso de responsabilidade social dos jovens, que viram suas ideias se transformarem em soluções reais para a comunidade.

Com a conquista, a escola recebeu R$ 20 mil para investimentos em melhorias internas. Os 41 estudantes envolvidos ganharam uma viagem para Caldas Novas, com alimentação, hospedagem e transporte pagos pela CGE. Os dois professores orientadores Roberto José da Paixão e
Fabiana Cristina de Gusmão também foram premiados, recebendo R$ 8 mil cada pela condução do trabalho ao longo de toda a disputa.

Leia também:

Estudantes criam portal para denunciar problemas da cidade