Faculdade de Medicina da UniRV é um marco para Luziânia
22 fevereiro 2024 às 14h02
COMPARTILHAR
Com o crescimento da população e o aumento da procura por cuidados de saúde de qualidade e acessíveis, existe uma necessidade urgente de mais médicos. As universidades têm tido um papel fundamental na formação de profissionais da área da saúde, principalmente para reforçar os atendimentos na rede pública. Com um investimento inicial de mais de R$ 5 milhões, a instalação da Faculdade de Medicina na Avenida Sarah Kubitschek, no Parque JK, em Luziânia, marca o início de uma nova história para o município, com impactos que vão desde o desenvolvimento regional até o aquecimento da economia local.
O primeiro vestibular da UniRV foi realizado em novembro do ano passado e recebeu cerca de dois mil candidatos de vários estados brasileiros, em busca de uma das 60 vagas ofertadas. Atualmente, são 300 acadêmicos oriundos de nove estados brasileiros, que vão colaborar com a rede pública de saúde em seus estágios e internatos, principalmente na atenção primária, na qual os discentes realizam as ações de prevenção e promoção à saúde.
Fortalecimento da saúde no Entorno
O prefeito Diego Sorgatto (UB) destacou a parceria com a UniRV para o fortalecimento da saúde na região. “Vamos ter médicos colaborando com o nosso sistema público de saúde por meio dos estágios e de disciplinas, em que os estudantes farão visitas juntamente com agentes de saúde, contribuindo para uma melhor prestação de serviço por parte destes profissionais”, divulga.
O impacto da presença da universidade no município não é sentido apenas em termos educacionais, pois o consumo de produtos e serviços pelos alunos e servidores impulsiona a economia local, injetando cerca de R$ 93 milhões por ano em setores como hospedagem, alimentação e comércio.
Consolidação do campus em Luziânia
Para o reitor da UniRV, professor Dr. Alberto Barella Netto, a consolidação do campus é um importante instrumento de transformação social no município. “A presença dos acadêmicos na cidade está promovendo uma verdadeira revolução em Luziânia. Já estamos com três turmas neste campus e os alunos estão inseridos nas unidades de saúde atendendo a população, sem contar os projetos de extensão universitária voltados às famílias, e isso tudo sem nenhum custo”, enfatiza.
Em relação ao investimento, o reitor frisa que a universidade vive um momento de crescimento acelerado e modernização. “A UniRV faz constantes investimentos em seus campi e, em Luziânia, não poderia ser diferente. Neste início de ano, por exemplo, equipamos o laboratório de habilidades médicas, que recebeu simuladores médicos importados, trazendo para os acadêmicos o que há de mais moderno para as aulas. Também montamos um laboratório de simulação virtual que conta com tela interativa de última tecnologia”, conta Alberto Barella.
Câmara Municipal homenageia a instituição
A Universidade de Rio Verde chega aos 50 anos como referência no ensino superior, somando mais de 11 mil acadêmicos distribuídos nos seus mais de 28 cursos que fazem parte da grade institucional. Como forma de reconhecer o trabalho da instituição e sua dedicação ao ensino superior, a Câmara Municipal de Luziânia realizou a entrega de uma Moção de Aplauso à UniRV.
A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, o vereador Carlos da Liga (UB), que contou com o apoio unânime dos demais parlamentares. “Nós recebemos aqui na presidência diversos alunos de outros estados que estão felizes em estar aqui na cidade e a chegada da universidade proporcionou uma revolução. A UniRV tem agregado valor e Luziânia ganha muito com a presença da instituição”, explanou o vereador.
Durante a solenidade, com a presença do prefeito Diego Sorgatto e autoridades, o reitor Alberto Barella expressou sua satisfação com o reconhecimento concedido. “A UniRV tem um compromisso com a excelência do ensino superior e preza pela formação de profissionais éticos, humanísticos e totalmente preparados para se destacar no mercado de trabalho. A entrega da Moção de Aplauso representa não apenas um reconhecimento da nossa instituição, mas também um estímulo para que possamos continuar nossa trajetória de sucesso e contribuição para o progresso de Luziânia e de todo o país”, concluiu o reitor.