O novo espaço é resultado da parceria entre a Escola Nacional de Informação (Enacin) com o Criar Jogos e o Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (IBICT). O projeto, idealizado pelo Instituto carioca Burburinho Cultural, já está no quarto ano de atividade, espalhando conhecimento tecnológico pelo Brasil.

Segundo Priscila Seixas, CEO do Instituto Burburinho Cultural, a parceria da Enacin com o Criar Jogos amplia a atuação do projeto, que não é apenas sobre ensinar jovens a programar ou elaborar jogos, mas também sobre prepará-los para navegar criticamente no mundo digital. “Nosso foco em letramento digital, tecnológico e midiático-informacional é essencial para que eles desenvolvam habilidades para que se tornem cidadãos mais conscientes e ativos na era digital”, frisa.

Priscila Seixas: “Nosso foco em letramento digital, tecnológico e midiático-informacional é essencial para que eles desenvolvam habilidades”

Para Ricardo Pimenta, coordenador de Ensino e Pesquisa em Informação para a Ciência e Tecnologia do IBICT, a parceria fortalece a formação dos jovens. “Essa iniciativa incrível trará o debate tão atual da informação, juntamente com práticas criativas e inovadoras da cultura gamer para o rol de atividades que nascem com nossa Escola Nacional de Informação”, divulga.

A parceria com o IBICT também permitirá que o Criar Jogos amplie seu impacto, incorporando um módulo de letramento midiático-informacional. De acordo com Pimenta, o objetivo é capacitar os jovens, tornando-os cidadãos mais conscientes e prontos para a era digital.

 As inscrições já estão abertas

As videoaulas começaram essa semana com o acompanhamento de mediadores. Durante quatro meses, os alunos estarão imersos em conteúdos como alfabetização digital, cultura de jogos, roteiro e narrativa, programação, edição de som, arte e interface, criação de protótipos, game design, entre outros assuntos.

Por quatro meses, os alunos estarão imersos em conteúdos que vão da cultura de jogos ao roteiro e narrativa, entre outros temas

O curso é oferecido para os alunos da escola onde o polo será inserido, o CED 15 de Ceilândia. Para alunos externos, há o curso Criar Jogos EAD. As 300 vagas gratuitas estão disponíveis e os estudantes podem se inscrever pelo site: www.criarjogos.com.br. A escola também será palco de uma aula inaugural na próxima segunda-feira, dia 31 de março, das 14h às 17h.

Sobre a Enacin

A Enacin é um projeto no âmbito da Coordenação de Ensino e Pesquisa em Informação para a Ciência e Tecnologia (Coepi), do IBICT, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Leia também:

Escolas do Futuro do Entorno abrem vagas para cursos presenciais e EaD