Uma das mais tradicionais competições esportivas de Cidade Ocidental chega à sua 7ª edição, com a participação de 1.200 estudantes de seis escolas da rede municipal. Os Jogos Poliesportivos AlphaMais tiveram início no dia 21 de maio e seguem até esta quarta-feira (29), numa disputa que envolve 29 modalidades esportivas: atletismo, badminton, damas, jiu-jitsu, natação, tênis, tênis de mesa, xadrez, futebol society, futsal, futevôlei, queimada, vôlei de praia, beach tênis, capoeira, karatê, polo aquático, modalidades paralímpicas e Fifa E-sports.

Idealizada pela moradora do Condomínio Residencial Alphaville 1, Nair Maria Xavier Nunes, em junho de 2017, a iniciativa nasce com o propósito de promover a integração entre o empreendimento Alphaville, a comunidade do município e proximidades, além de promover a prática de esportes, atividades físicas e de lazer, que contribuem para a saúde dos alunos. “O projeto é importante, pois além de oportunizar o intercâmbio entre estudantes-atletas das unidades escolares, estimula a cidadania por meio do desporto escolar, de modo a fortalecer e colaborar no desenvolvimento da iniciação esportiva e contribuir para a boa governança do sistema esportivo educacional municipal”, afirma o professor e coordenador do projeto, Luis Vasques.

O evento é uma oportunidade para estudantes mostrarem suas habilidades esportivas (Foto: Bruna Novellino)

De acordo com ele, os jogos tomaram uma proporção enorme no decorrer dos anos e hoje fazem parte do calendário do desporto estudantil da cidade, contemplando moradores dos bairros de Jardim Edite, Povoado Mesquita, Jardim ABC e Barreiro, além de alunos das escolas municipais de Alípio Pereira Braga, Paulo Hernani Araújo, Frei Amilton Gomes Curado, Jataí, Nair Maria Xavier Nunes, Albino Batista Ferreira e Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado. “Os jogos são uma oportunidade para os estudantes mostrarem suas habilidades no esporte. Serão premiados os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada modalidade e, por fim, as três melhores escolas serão ranqueadas ao final do evento”, conta Vasques.

Transformação social

A prefeitura de Cidade Ocidental, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), apoia a realização da competição. “Nós, como professores, sabemos da importância do esporte agregado junto com a parte da educação e isso incentiva o estudo. Inclusive, um dos critérios para participar do AlphaMais é ter uma boa convivência em casa, na escola e na vizinhança. Então, é muito nítida a mudança de comportamento na vida das crianças, pois o projeto ensina valores essenciais, como trabalho em equipe”, ressalta o professor e servidor da Secretaria de Educação, Rodrigo Vieira.

Entre as modalidades, o docente destaca a natação, o polo aquático, o jiu-jitsu e o tênis, porque são atividades que não fazem parte da realidade da maioria dos alunos da Ocidental. “São esportes bastante procurados por eles, porém a estrutura ainda fica aquém da nossa realidade, mas a competição dá oportunidades a vários tipos de esportes e é muito bom para o nosso município”, comenta o professor.

Foto: Bruna Novellino

A programação também conta com capacitações, palestras educativas e atividades culturais por meio de ações sociais em parceria com a prefeitura e instituições locais, para que os jovens possam se preparar para a vida e para o mercado de trabalho. Todas as atividades e competições são realizadas no clube do Condomínio Alphaville.

Durante a abertura dos jogos, no dia 21, na Escola Municipal Albino Batista Ferreira, o vice-prefeito Lulinha Viana (PP), que acompanha o projeto desde a primeira edição, enfatizou a força do evento como elemento transformador para os estudantes. “O AlphaMais foi idealizado pela ex-deputada federal Nair Xavier Lobo, que faleceu no ano passado. O projeto vem sendo um grande sucesso, especialmente pela parceria entre a prefeitura e o condomínio. Já formou vários profissionais com capacitações e atendimento a crianças”, disse ele.

Lulinha Viana: “O projeto vem sendo um grande sucesso” (Foto: Divulgação)

Premiação

Os vencedores da 7ª edição dos Jogos Poliesportivos Alpha Mais foram revelados na manhã desta quarta-feira (29) e receberam a premiação durante cerimônia ocorrida no Residencial Alphaville 1.

A Escola Municipal Albino Batista Ferreira foi a grande campeã, com 623 pontos, seguida do Centro de Ensino Fundamental Jataí (324 pontos), Escola Municipal Alípio Pereira Braga (140 pontos), Escola Municipal Paulo Hernani Araújo (125 pontos) e Escola Municipal Frei Amilton Gomes Curado (94 pontos).

Leia também:

Projeto Construindo Campeões transforma a realidade do Entorno pelo esporte

Escolinhas de futebol no Entorno levam esporte e cidadania a crianças e adolescentes