Vários atletas do Entorno apoiados pelo projeto Construindo Campeões, do Governo de Goiás, tiveram a oportunidade, recentemente, de fazer sua primeira viagem internacional, com todo o apoio logístico do estado. E não decepcionaram: trouxeram na bagagem 10 medalhas, sendo seis de ouro e quatro de bronze, conquista obtida durante o Mundial de Karatê, o Malta Open, realizado na ilha de Malta, na Europa.

O excelente desempenho mostra os bons frutos do projeto, criado em 2019 em Goiânia e que depois passou a beneficiar também talentos esportivos de vários municípios do Entorno. Hoje, a iniciativa abarca modalidades como karatê, jiu jitsu, taekwondo e boxe, e vem, literalmente, “construindo campeões” nas cidades de Abadiânia, Águas Lindas, Alexânia, Cidades Ocidental, Cocalzinho, Formosa, Luziânia, Planaltina de Goiás, Novo Gama e Valparaíso. Ao todo, são 17 professores para 1.712 alunos. Já no estado existem 12.539 lutadores.

Marcelo Lima dá aulas para diversos karatecas do Entorno e faz parte do projeto Construindo Campeões (Foto: Divulgação)

Suporte do governo estadual

O professor Marcelo Lima, de Valparaíso, foi o responsável por levar a delegação goiana para Malta. Segundo ele, que também é presidente da Confederação Nacional de Karatê do Brasil, o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), viabilizou as passagens aéreas e hospedagem para o grupo de karatecas que disputaram medalhas em diversas categorias em solo europeu. “Ficamos, pela primeira vez na história, na frente da Itália (2º lugar) e da Inglaterra (3º lugar)”, comemora Marcelo, que trabalha há 26 anos com artes marciais e ressalta ter orgulho de fazer parte do “Construindo Campeões”.

E acrescenta: “Levamos ao todo 93 alunos e 10 tiveram algum tipo de premiação. O projeto com certeza ajudou na formação desses atletas, porque o governo fornece toda a estrutura, não só o salário dos professores, mas também todo o material necessário para os atletas treinarem. Para essa viagem mesmo conseguimos passagens aéreas e hospedagem; então é muita coisa que antes a gente não tinha”, enfatiza.

Lucas Noleto é de Valparaíso e ganhou medalha de ouro na categoria Juniores (Foto: Divulgação)

O karateca de Valparaíso Lucas Noleto, 20, medalha de ouro na categoria Juniores, no Malta Open, é um dos beneficiados pelo projeto do Governo de Goiás. “O esporte me mostrou que sou capaz de enfrentar desafios e adversidades para conquistar meus sonhos”, declara. “Quero transmitir isso para outras pessoas também”, conclui.

Conheça os campeões

Veja, a seguir, quem são os medalhistas internacionais de karatê no Entorno:

Lucas Enrique Noleto

1º lugar

Município: Valparaíso

Categoria: Juniores

Micaelly Siqueira

1º lugar

Município: Valparaíso

Categoria: Adulto (Individual)

Ana Luiza R. Ramos

1º lugar

Município: Cidade Ocidental

Categoria: Adulto (Equipe)

Julia Nicolly

1º lugar

Município: Luziânia

Categoria: Juvenil

Gustavo Nazario

1º lugar

Município: Cidade ocidental

Categoria: Juvenil

Kaio Vitor

1º lugar

Município: Valparaíso

Categoria: Juvenil

Maria Luiza Sales

3º lugar

Município: Valparaíso

Categoria: Infantojuvenil

Edinilson Pereira

3º lugar

Município: Valparaíso

Categoria: Master B

Aline Alves

3º lugar

Município: Cidade Ocidental

Categoria: Master B

Nerivanda Martins

3º lugar

Município: Luziânia

Categoria: Master C