Neste ano, o calendário marca os dias 12,13 e 14 de uma das principais festividades do Brasil: o carnaval. E nas cidades goianas da Ride, a promessa é de muita animação, a começar pela histórica Pirenópolis.

A festa carnavalesca tem início um pouco mais cedo em Piri, no dia 3 de fevereiro. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o “fervo” sai do Zazá Café, com o cortejo dos blocos Zazaricando e Santa Dica até a igreja do Bonfim, ponto de encontro com outros grupos de foliões. O próximo local de parada será na cervejaria Santa Dica, com apresentações de 20 minutos por bloco.

Entre os destaques da prévia carnavalesca, além do Zazaricando e Santa Dica estão os blocos Zé Pereira, Catulé e Aláfia. Cada um trazendo sua identidade única e contribuindo para a diversidade e alegria deste grande ensaio. 

Para o secretário de cultura, Ronaldo Félix, o carnaval de Pirenópolis tem a ver com a identidade cultural e reúne moradores e visitantes. “Essa tradição, enraizada em nossas ruas históricas, não apenas preserva nossa cultura, mas também cria memórias inesquecíveis para todos os que participam. É uma expressão vibrante da nossa comunidade e um convite para que moradores e turistas compartilhem momentos de pura felicidade”, enfatiza.

A alegria única de Olhos D’Água

Em Olhos D’Água, distrito da cidade de Alexânia, o carnaval começa no dia 10 de fevereiro, com o Bloco Fiofó da Onça. A concentração será no Bar da Antônia, a partir das 14h. No domingo, será a vez do tradicional Bloco das Piranhas, no mesmo horário e local.

O tradicional Bloco das Piranhas promete muita animação em Olhos D’Água

Considerado o mais antigo da cidade, o Bloco das Piranhas foi criado em 2004, por cinco casais que saíram fantasiados na caçamba de uma camionete. “A população local estranhou aquela ‘loucura maravilhosa’, mas de pronto acolheu toda aquela alegria e, assim, nasceu o grupo”, conta uma de suas fundadoras, Lu Anacleto. A partir daí, segundo ela, surgiram vários outros blocos, como as “Santinhas do Pau Oco” que saem tradicionalmente na segunda-feira de carnaval. Neste ano, elas estarão concentradas no Bar do Japa juntamente com o Bloco Pinto Caipira. O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Alexânia.

As Santinhas do Pau Oco estarão concentradas no Bar do Japa juntamente com o Bloco Pinto Caipira

Encontro dos foliões cristalinenses

O carnaval de rua em Cristalina acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro, começando com o bloco Carna Cristal, que terá como ponto de encontro dos foliões a Praça da Liberdade nos dois dias de evento. O grupo vai percorrer três quadras até chegar na Praça Cordelino Lopes. Ali acontecem shows gratuitos das bandas Orquestra de Frevo Pedra Chapéu do Sol, Terra Flor e Frevo Espacial. A realização do evento é da Cristalinatur, com o apoio da Secretaria de Turismo do município.

Bloco do ET promete agitar Alto Paraíso

Em Alto Paraíso de Goiás, a animação começa no dia 9 de fevereiro com o Bloco Iperartes, na Praça do Canaã, que realiza uma matinê voltada ao público infanto-juvenil. Já o CarnaFolia será em frente ao Telinus Apart, de 9 a 13, sempre às 21h. O Bloco Insanos Club, por sua vez, sairá da Rodoviária da cidade com finalização no Telinus, com programação que vai até à meia-noite.

O famoso desfile do Bloco do ET, um dos mais disputados no município, será nos dias 10 e 11 e 13 de fevereiro, a partir das 19h, na Praça do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Por fim, a apresentação do bloco “As Quengas Também Amam”, na Avenida Ary Valadão Filho, começa em frente ao Telinus.

Em São Jorge, as festividades se iniciam no dia 11, com o desfile do bloco infantil “Calanguinhos de São Jorge e a Onça Pintadinha”, na rua da Guariroba. Já no dia 12 é a vez do bloco “Da Pala”, com início às 21h, na entrada oeste da Vila de São Jorge.

Esquema 6 e Coletivo Afro em Cidade Ocidental

Cidade Ocidental também promete na programação de carnaval, abrindo a festa com a banda Raízes Africanas, no dia 10, no Jardim ABC, às 19h. No domingo (11) é a vez de Paulinho Estilo Pop subir ao palco.

Dia 11, na feira coberta, no centro da cidade, das 15h às 16h, haverá matinê para os pequenos. Às 16h30, o som fica por conta da banda “Vai Quem Quer”. Às 21h30 é a vez da banda “Junho Show” e às 22h30min, o Esquema 6 assume o leme encerrando à meia-noite.

Dia 12 haverá matinê no Nilson Albuquerque às 16h, enquanto o bloco Pequi Arretado vai até à meia-noite. Dia 13 é a vez do bloco Coletivo Afro, às 17h; a banda Raízes Africanas, às 20h; o bloco “Maria Vai Com as Outras”, às 21h30; e Cris Alves e Nego Rainer, às 22h30.