Semana que vem, entre os dias 22 e 27 de janeiro, várias cidades do Entorno vão receber a visita da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), que irá verificar de que maneira serviços essenciais estão sendo prestados à população, como energia elétrica, saneamento básico e transporte intermunicipal, assim como observar as condições dos terminais rodoviários e estrutura das unidades de saúde geridas por organizações sociais. O intuito é ouvir moradores desses municípios e as próprias prefeituras quanto às suas principais demandas e garantir maior celeridade no atendimento de problemas como a falta de energia ou água, por exemplo.

A ação faz parte do programa Goiás Alerta e Solidário, criado pelo governo estadual no ano passado como uma ampliação do programa Nordeste Solidário, voltado a ações em situações emergenciais e de calamidade pública.

Na programação da próxima semana, organizada pela Ouvidoria Setorial da AGR, os colaboradores da agência vão visitar Abadiânia, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Pirenópolis. Anápolis também foi incluída no roteiro.

Colaboradora da AGR verifica as condições do transporte (Foto: Divulgação)

Contato direto com a comunidade

Segundo o ouvidor setorial da AGR, Francisco Vieira de Macedo, nessas ocasiões são verificados se os contratos com a Saneago e a Equatorial estão em ordem, ou se há falta constante de energia e água, por exemplo. “Caso haja paralisação nos serviços, principalmente agora, em época de chuvas, vemos quais medidas a serem tomadas para que tudo retorne à normalidade o mais rápido possível”, explica Macedo. “Esse trabalho da ouvidoria itinerante é realizado desde 2017”, acrescenta.

Francisco Macedo: “O trabalho da ouvidoria itinerante é realizado desde 2017” (Foto: Divulgação)

De acordo com o ouvidor setorial da AGR, o município de Formosa não entrou na programação da próxima semana, pelo fato de já ter recebido visita da agência recentemente. “Fomos muito bem atendidos na prefeitura, que nos apresentou as principais demandas em saneamento básico e energia elétrica. Já estamos em contato com as prestadoras de serviço. Quanto à questão do transporte intermunicipal de passageiros, fizemos um chamamento público para adesão de novas empresas e realização de um melhor atendimento à população do Entorno. Então, tem sido muito positivo o contato com as prefeituras”, relata. Vale destacar, ainda, a visita à Policlínica Estadual da Região do Entorno, no município, para observação das condições estruturais da unidade de saúde.

Por fim, ele informa que, para uma comunicação mais direta com a comunidade, o roteiro pelos municípios inclui também visitas às unidades do Procon e do Vapt Vupt. Nessas oportunidades, os colaboradores da AGR conversam com os usuários dos serviços, tiram dúvidas e dão orientações sobre como proceder em caso de problemas ou reclamações.

Canais de atendimento

Quem não obtiver respostas satisfatórias quanto às suas demandas, pode acessar os seguintes canais da ouvidoria da AGR:

  • WhatsApp: (62) 98480-7353
  • Saneamento básico e transporte intermunicipal: 0800 704 3200
  • Energia elétrica: 0800 727 0167
  • E-mail: [email protected]