Com expectativa de público recorde, o 15º Festival Gastronômico de Pirenópolis, que começa nesta quinta, traz ótimas perspectivas ao turismo na região. O evento foi retomado em 2023 após cinco anos de hiato e chega nesta edição em formato mais amplo e apoio de entes públicos e privados.

Realizado pelo Sindicato de Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás (Sindtur-GO), em parceria com o Sesc, Fecomercio, Sebrae, Prefeitura Municipal de Pirenópolis e o Governo de Goiás, o festival é organizado pela São Bento Produções, sob a coordenação dos empresários Ricardo Rodrigues (presidente da Sindtur-GO), Fred Costa e Hugo Siqueira (proprietário do Buteko do Chaguinha, em Pirenópolis).

“Há ainda poucas vagas disponíveis em pousadas, para quem deseja curtir o festival. Portanto, a cidade vai ficar lotada nos próximos quatro dias”, antecipa Ricardo Rodrigues. “Neste ano, virão atrações musicais de peso, além de chefs de renome nacional, que se juntarão a chefs locais. Serão apresentados produtos de primeiríssima qualidade, entre cervejas artesanais, cachaças, burratas, presunto cru produzido na região, entre outros”, divulga.

Cozinha afetiva

Quiabo frito, do Tukininho Bar e Restaurante: prato integrante do festival (Foto: Divulgação)

O evento oferece uma vasta programação, dividida em dois momentos. Um deles é a Cozinha Afetiva do Cerrado e, como o próprio nome diz, leva o público a desfrutar de uma experiência gastronômica capaz de mexer com a memória afetiva e trazer à tona as melhores lembranças.

Nesta ação, mais de 50 estabelecimentos participantes vão disponibilizar, até o dia 21 de abril, receitas “raízes” preparadas no fogão e forno caipiras, trazendo ingredientes típicos do Cerrado e comercializadas em valor promocional.

O outro momento, que é o ápice do festival, é a chamada Arena Gastronômica, que acontece somente até este domingo (7) e promete reunir um público expressivo. O Largo da Matriz, no coração da cidade histórica, receberá uma grande estrutura com 30 expositores de artesanato, pratarias, produtos artesanais, bebidas e quitutes diversos, incluindo o tradicionalíssimo empadão goiano.

Porco do Cerrado, do restaurante Bistrô de Fogo (Foto: Divulgação)

Aulas show

Ainda como parte da programação da Arena Gastronômica, o público vai poder aprender o preparo de receitas especiais em aulas ministradas na “Cozinha Show” e “Cozinha Afetiva”. A chef brasiliense Babi Frazão, por exemplo, vai ensinar a preparar o Croquete de Vatapá, uma releitura do famoso prato baiano, que já faz parte do menu do restaurante Afeto, em Brasília.

“O evento tem como tema a cozinha afetiva e como o vatapá era algo muito consumido em minha família, resolvi levar essa receita. As pessoas nunca imaginam o vatapá sendo apresentado de uma maneira diferente. Aqui, ele traz leveza, cremosidade e um toque crocante”, detalha a chef, que faz seu début no festival. E acrescenta: “Espero que as pessoas estejam animadas e ansiosas pela aula, porque está sendo tudo preparado com muito carinho. Sinto-me honrada em participar de um evento tão importante”.

Babi Frazão apresenta no evento o Croquete de Vatapá, iguaria que criou no restaurante Afeto (Foto: Divulgação)

Já o chef Adílio Gomes, que está pela segunda vez no festival, apresentará duas aulas show. Na primeira, voltada a crianças e adolescentes, ele ensinará uma receita de pão de queijo simples, sem o processo de escaldar com óleo. Segundo o chef, a ideia é não apenas mostrar como se faz, como também chamar os participantes para colocar a mão na massa. “Para mim, faz sentido pensar na gastronomia como plataforma para essa nova geração e dar oportunidade a essas crianças e adolescentes. Eles serão os nossos futuros chefs, pessoas que iremos admirar”, ressalta.

Já na segunda aula, voltada a adultos, Adílio pretende rememorar receitas de sua avó, trazendo à tona uma forte carga afetiva. “A partir de três elementos, café, milho e porco, farei carne de lata, creme de milho e uma redução de café com melaço de cana e farofa de pipoca”, afirma.

Adílio Gomes: “Para mim, faz sentido pensar na gastronomia como plataforma para a nova geração” (Foto: Divulgação)

Jimmy Ogro, por sua vez, chef conhecido nacionalmente, vai apresentar uma receita de carreteiro suíno. “Vou usar cortes diversos e fazer um carreteiro ao vivo durante a aula. Enquanto preparo, falarei da história da carne suína no Brasil, seus altos e baixos, um pouco sobre as raças que compõem o portfólio da nossa agroindústria, saudabilidade, sustentabilidade e versatilidade dessa proteína, que é a minha preferida, por ser a mais saborosa”, destaca.

Ele conta que tem um carinho especial por Goiás e relembra a gravação de uma matéria realizada para a Rede Globo em 2014, durante a Festa do Divino, em Pirenópolis. “Na época, recebi do prefeito Nivaldo a chave da cidade; desde então, me considero cidadão pirenopolino”, conclui.

Jimmy Ogro irá preparar um carreteiro suíno (Foto: Divulgação)

Atrações musicais

Paralelamente à parte gastronômica, o público poderá assistir gratuitamente a vários shows no Palco Sesc, onde se apresentarão artistas como Mr. GYN, Pádua, Tom Crhis, Hugo Vitti e a principal atração, a cantora carioca Fernanda Abreu, ex-vocalista da banda Blitz.

Fernanda Abreu promete homenagear Pirenópolis com um antigo sucesso da Blitz, “A Dois Passos do Paraíso” (Foto: Divulgação)

A intérprete, que esteve pela última vez em Pirenópolis no ano de 2017, promete apresentar seus maiores sucessos, que trazem influência do samba, sambalanço, disco music, rap, funk, soul e funk carioca. No setlist estão hits como “Rio 40 Graus”, “Veneno da Lata”, “Garota Sangue Bom”, “Baile da Pesada” e “Você Pra Mim”, entre outros. “Da época da Blitz, vou cantar ‘A Dois Passos do Paraíso’, música que havia incluído no projeto ‘MTV ao Vivo’. E é uma homenagem a Pirenópolis. Lá, estaremos a dois passos do paraíso. É um prazer voltar a uma cidade tão especial”, frisa a cantora.

Programação do Festival Gastronômico de Pirenópolis (4 a 7 de abril) 
4 de abril: Quinta-feira 
   
HorárioAtividades 
19hSolenidade de Abertura – Teatro Sebastião Pompeu Pina 
20h30Abertura da Arena Gastronômica 
20h45Aula Show Inaugural – Chef Humberto Marra: Cozinha Afetiva 
21h30Show artista local – Arena: Eli + Grace Carvalho 
23hEncerramento 
 
5 de abril: Sexta-feira 
   
HorárioAtividades 
16hAbertura Arena Gastronômica 
16h30Cozinha Afetiva Kids: Chef Adílio Gomes 
19hCozinha Afetiva: Chef Adílio Gomes 
19h30Cozinha Show: Chef Don Fabrizio 
20hCozinha Afetiva: Chef André barros 
21hCozinha Show: Chef Babi Frazão 
21hPalco Equatorial: Luciana Climaco 
22h30Palco SESC: Mr. GYN 
0hEncerramento 
 
6 de abril: Sábado 
   
HorárioAtividades 
16hAbertura Arena Gastronômica 
16h30Cortejo Cultural – Rua do Lazer até o evento 
17h30Cozinha Afetiva: Chef Gilmar Borges 
18h30Palco Arena: “É Dipherente” 
19hCozinha Show – Chef Clara Gaehwiler 
19h30Cozinha Afetiva: Chef Emiliana Azambuja 
20hCozinha Show: Chef Carlos Bertolazzi 
21hPalco Equatorial: Bororo e Banda – Som da Alma 
22h30Palco SESC: “Pádua” e “Tom Crhis” 
0hEncerramento 
 
7 de abril: Domingo 
   
HorárioAtividades 
8hVisita à Feira para compras de insumos local: Jimmy Ogro e Chefs convidados 
10hCozinha Afetiva: Chef Jimmy Ogro 
12hAlmoço de Folia 
13hPalco Equatorial: Nicolau Sulzbeck 
16hPalco Arena: “Dibuiando o samba” 
17h30Cozinha Show: Chef Fernando Souza 
17h30Cozinha Afetiva: Chef Josi Lobo   
18h30Palco Arena: Grace Carvalho 
19hPalco SESC – Hugo Vitti 
19hCozinha Show: Chef Marco Tulio Abras 
20hCozinha Afetiva: Sommelier José Honorato 
21hPalco SESC – Fernanda Abreu