Incêndio destrói 900 hectares no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

25 agosto 2025 às 10h10

COMPARTILHAR
Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros protege 240 mil hectares de Cerrado. O local, que recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001, também é conhecido pelas trilhas, cachoeiras e pela diversidade de espécies.
Foi nesse cenário que um incêndio de grandes proporções se espalhou entre sexta-feira (22) e domingo (24). O fogo começou na região dos Alpes Goianos e chegou a atingir cerca de 900 hectares de vegetação. Apesar da gravidade, os atrativos turísticos não precisaram ser interditados.
As chamas foram controladas com a participação de mais de 30 brigadistas, entre equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do PrevFogo/Ibama e voluntários. A estratégia utilizada foi conduzir o incêndio para áreas previamente preparadas com queimas controladas, o que ajudou no combate.
Imagens aéreas divulgadas nas redes sociais mostraram a fumaça intensa que tomou conta de parte da Chapada. O fogo foi contido já na manhã de domingo e extinto no período da tarde, segundo informações da administração do parque.
O Parque da Chapada é considerado um dos maiores refúgios da fauna do Cerrado. Dados oficiais apontam para 196 espécies de mamíferos, 837 de aves, 184 de répteis, 113 de anfíbios, 1,2 mil de peixes e mais de 90 mil espécies de insetos registradas na área.