O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, continua atuando no combate a um incêndio florestal no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O fogo teve início após a queda de um raio na região do Rio Preto, registrada com a chegada das primeiras chuvas.

Atualmente, duas frentes de combate estão em operação, uma na área do Rio Preto e outra próxima à Fazenda Procópio, no município de Colinas do Sul. Nesta segunda frente, atuam 14 brigadistas do ICMBio, 10 do Prevfogo, sendo 5 da brigada Alto Paraíso e 5 da brigada Minasul, e 6 integrantes da brigada voluntária de Colinas do Sul.

No total, a operação conta com 215 pessoas envolvidas, entre brigadistas do ICMBio e do Prevfogo/Ibama, servidores de apoio logístico e voluntários. Equipes usam drones para monitorar o avanço do fogo e definir estratégias de combate. Até o momento, a área afetada pelo incêndio dentro do Parque Nacional é de 653,4 hectares.

A operação deve ganhar reforço nos próximos dias com o apoio de dois helicópteros, um do ICMBio e outro do Ibama, e dois aviões do tipo air-tractor, usados para o lançamento de água. As equipes já estavam mobilizadas desde o incêndio ocorrido na região de Cavalcante, no Território Kalunga.

Como medida preventiva, as travessias do Parque foram fechadas na última terça-feira, mas foram reabertas nesta sexta-feira, após avaliação das condições de segurança. As trilhas de uso diário, que não exigem pernoite, permanecem abertas normalmente ao público, enquanto áreas com risco continuam monitoradas pelas equipes ambientais.