A vila recebeu novo calçamento em uma área de quase 39 mil metros quadrados, com investimento de R$ 16,3 milhões do Governo de Goiás. Segundo a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), o serviço incluiu implantação de galerias de águas pluviais, terraplanagem, pavimentação com blocos pré-moldados de concreto, calçadas e drenagem.

Caiado lembrou que, há seis anos, esteve no local com a família para comemorar o Dia dos Pais e encontrou ruas tomadas por poeira, lama e buracos. “Este pavimento está dentro das normas mais exigentes de respeito ao meio ambiente. Mudou a cara de São Jorge, que está a coisa mais linda do mundo”, afirmou.

A primeira-dama destacou o impacto turístico. “Não é apenas pavimentação. Isso aqui traz uma mudança na vida dos moradores e garante um turismo muito mais confortável nessa região, que é uma das mais belas do Brasil”, disse Gracinha Caiado.

A pavimentação com blocos pré-moldados mantém o charme do local. Foto: André Costa

O vice-governador Daniel Vilela (MDB) afirmou que a obra representa “infraestrutura adequada, com respeito ao dinheiro público e ao meio ambiente”. Já o presidente da Goinfra, Pedro Sales, destacou que esta é “uma das maiores obras urbanas da gestão, feita no Nordeste goiano para resgatar a dignidade das pessoas que mais precisam”.

O prefeito de Alto Paraíso, Marcus Rinco (UB), disse que a pavimentação era esperada há mais de 30 anos. “Sempre fomos enganados em momentos eleitorais. É um presente para a nossa região, porque o turismo beneficia todos nós”, afirmou.

Outras entregas

Durante a visita, Caiado também inaugurou oficialmente o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Alto Paraíso, que funciona desde abril. A Saneago entregou obras de modernização e ampliação do sistema de abastecimento de água no município e em São Jorge, dentro de um pacote de R$ 2,1 milhões investidos desde 2019.

Entre as melhorias estão um reservatório com capacidade para 1 milhão de litros, um novo poço tubular profundo com vazão de 82 mil litros por hora, instalação de 520 metros de adutoras, construção de um booster no Setor Novo Horizonte e a substituição de ramais na vila.

“Com o crescimento do turismo, aumentou a demanda por saneamento. Renovamos toda a estrutura de abastecimento, ampliamos a capacidade de produção e instalamos um gerador para evitar problemas em caso de queda de energia”, disse o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.