Com um investimento de R$ 200 milhões, o governador Ronaldo Caiado explicou que o programa não faz distinção do tamanho da estrutura que será substituída. Estiveram presentes em peso ao evento de lançamento, os prefeitos da região do Entorno: Carlinhos do Mangão (Novo Gama), Diego Sorgatto (Luziânia), Aleandro Caldato (Santo Antônio do Descoberto), Débora Domingues (São João D’Aliança) e Delegado Cristiomário (Planaltina de Goiás).

Representando também a Ride, o deputado estadual Wilde Cambão (PSD), vice-líder do Governo na Alego, discursou enfaticamente e exaltou a transformação a olhos vistos e o sentimento de pertencimento que a população da região tem pela forma como vem sendo tratada de modo assertivo pelo governo de Goiás. 

O deputado Wilde Cambão destacou em dicurso as importantes melhorias realizadas na região do Entorno

Para o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, uma das maiores dificuldades que os gestores municipais têm na área de infraestrutura é em relação às pontes de madeira. “São estruturas que duram poucos anos e que precisam de constante manutenção. Como Luziânia tem uma das maiores extensões territoriais em área rural, este convênio, com a doação das aduelas pelo governo estadual, vai nos ajudar a substituir as antigas pontes de madeira por outras de concreto. Com isso, vamos melhorar a trafegabilidade e trazer mais segurança para a população que utiliza as estradas vicinais da zona rural”, frisou Sorgatto.

Diego Sorgatto: “Vamos melhorar a trafegabilidade e trazer mais segurança para a população”

Já o prefeito Aleandro Caldato, de Santo Antônio do Descoberto, enfatizou que essa reformulação das antigas pontes de madeira vai garantir uma nova estrutura ao município, por meio do trabalho da Goinfra.

Segurança e mobilidade para a população

Em discurso, o governador afirmou que “não tem menor e maior. É qualquer ponte. Tem governador que queima pontes, interrompe contatos com prefeitos. Eu não. Eu construo pontes com prefeitos, não olho partido e respeito a decisão da população”. 

Ele explicou ainda que o objetivo será atender às rotas de escoamento da produção agropecuária e escolares. “As aduelas devem ser instaladas o mais rapidamente possível, pois todos sabemos as dificuldades para transitar nos períodos de chuva e da prioridade para o transporte escolar e para o transporte das safras”, pontuou.

De acordo com Lucas Vissotto, presidente da Goinfra, após a entrega pela agência, os municípios farão a instalação das aduelas fabricadas em concreto pré-moldado, que possuem até três metros de altura. A substituição trará mais segurança e mobilidade para regiões com menos acessos.

Em uma primeira fase, lançada em 2021, o programa Goiás em Movimento – Eixo Pontes já tinha construído 54 pontes em 13 municípios, com aporte de R$ 21,8 milhões.