Projeto Arvoredo Nacional realiza ações de reflorestamento e educação ambiental em Luziânia
19 dezembro 2024 às 14h10
COMPARTILHAR
No segundo semestre de 2024, o projeto visitou quatro escolas próximas à fábrica da Manteigaria Nacional. As atividades incluíram o plantio de árvores no ambiente escolar e palestras sobre a importância da preservação ambiental. Segundo Mayara Barreto, gerente de Negócios da empresa, as ações foram bem recebidas: “Nós estivemos nessas quatro escolas fazendo um plantio local, falando sobre a importância do projeto e levando a conscientização para essas crianças”, destacou.
Durante as visitas, as crianças tiveram a oportunidade de levar mudas para plantar em casa. Para isso, o projeto organizou um processo simples de autorização com os responsáveis. “Disponibilizamos uma ficha cadastral, pedindo que as crianças que tivessem interesse em plantar uma árvore em casa, levassem para os pais assinarem. Assim fizemos e distribuímos mais de 85 mudas”, explicou Mayara.
O envolvimento das escolas gerou um impacto positivo, com pedidos para continuidade do projeto no próximo ano letivo. “Já temos a proposta de escolas que querem que a gente atue em 2025. As crianças ficaram pedindo, querendo mais”, destacou.
Mutirão no Parque da Alvorada
Além das ações escolares, o Projeto Arvoredo Nacional realizou, recentemente, um mutirão de plantio no Parque da Alvorada, em um campo utilizado pela comunidade local. Durante o evento, foram plantadas mais de 50 mudas de árvores e distribuídas cerca de 100 mudas extras aos participantes. A ação contou com a participação de colaboradores da Manteigaria Nacional e moradores da região.
Segundo Mayara, a mobilização superou as expectativas, ao incluir a limpeza do local. “No ato do plantio, percebemos que tinha muito lixo no campinho, que não tem nenhum verde, nenhuma sombra. Conversamos com as crianças sobre a importância de cuidar das árvores e elas toparam ajudar”, relatou.
O retorno da comunidade tem sido positivo, com apoio ativo dos moradores que acompanharam as ações. “As pessoas que moram na frente do campinho abraçaram o nosso projeto”, completou Mayara.
Integração comunitária
Até o momento, o projeto contabiliza mais de 480 árvores plantadas e segue em expansão, com a proposta de ampliar suas atividades no próximo ano. O Arvoredo Nacional busca não apenas promover a arborização urbana, mas também envolver ativamente a população na preservação ambiental e na construção de um espaço urbano mais sustentável, com uma abordagem prática e educativa.
Entre os principais objetivos do projeto estão a integração comunitária com o envolvimento de escolas, moradores e colaboradores no plantio e manutenção das árvores, além da educação e conscientização, por meio da realização de campanhas educativas e ações em datas comemorativas, para reforçar a importância da preservação ambiental.
Leia também:
Prefeitos eleitos propõem ações em prol da sustentabilidade e preservação ambiental no Entorno