De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e em resposta às catástrofes climáticas que assolaram o Rio Grande do Sul nesta semana, o GDF enviou uma missão humanitária ao estado. Composta por militares do Corpo de Bombeiros (CBMDF) e agentes da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec), a missão pretende colaborar nas operações de busca, salvamento e resgate de vítimas.

Além dos 14 bombeiros e dos dois agentes da Sudec, foram enviados cães de busca, viaturas, embarcações e outros equipamentos para realizar operações de busca terrestre e aquática, programadas até o dia 16 deste mês. Vale destacar que o Corpo de Bombeiros vai disponibilizar viaturas ASG, ARF, ABRC e AC, além de duas embarcações escaler, dois motores de popa e equipamentos diversificados de busca terrestre e aquática.

Equipe é composta por bombeiros experientes

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Sandro Gomes, foram selecionados militares experientes, que já atuaram em operações no Haiti e em Brumadinho, Minas Gerais. O militar destacou: “Nossa equipe terá um caminhão com gerador de energia elétrica completamente equipado, para que os bombeiros possam estar prontos e independentes para desempenhar as missões”.

Enquanto os militares se preparavam no Grupamento de Busca e Salvamento do CBMDF, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, desejou boa sorte à equipe, destacando a competência do time selecionado: “Sensibilizado com a situação, o governador Ibaneis Rocha determinou que enviássemos nossos melhores especialistas em busca e salvamento. Tanto o Corpo de Bombeiros quanto a Defesa Civil do DF são referências nacionais e temos orgulho da atuação de vocês. Queremos desejar boa sorte para podermos ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul, que estão passando por um momento tão difícil”, conclui o titular da pasta.