Nesta semana, houve um novo avanço nas tratativas sobre a política tarifária do transporte interestadual no Entorno, durante reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Participaram do encontro o presidente da ANTT, Rafael Vitale, assim como técnicos da agência; a secretária do Entorno, Caroline Fleury; o prefeito de Planaltina de Goiás, Cristiomário Medeiros, que representou a Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab) juntamente com a secretária executiva da instituição, Adriana Alves; Zeno Gonçalves e Márcio Antônio de Jesus, representando a Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF); e o superintendente da Secretaria-Geral de Governo de Goiás, Ricardo Ferreira.

Na pauta, a instituição de uma comissão na ANTT, que fará reuniões mensais e dará suporte técnico ao Grupo de Trabalho em operação no Ministério dos Transportes. A ideia é que haja um alinhamento estratégico tripartite entre a União, o Governo de Goiás e o Governo do Distrito Federal, para resolver definitivamente a questão do transporte no Entorno. “Há muito material e dados disponíveis, para que a velocidade de resposta seja rápida”, enfatizou Rafael Vitale, acrescentando que a aproximação com o Ministério dos Transportes facilitará a cooperação do Governo Federal.

Custo social

Para o prefeito de Planaltina, a falta de uma política tarifária justa na região tem provocado um impacto negativo na população que mais depende do transporte público coletivo. “Nós temos uma situação que é muito comum a todas as cidades do Entorno, que é essa dependência em relação ao Distrito Federal na parte de empregos”, afirmou Cristiomário. “Nesse sentido, o custo do transporte acaba impactando diretamente na empregabilidade e gera diversas dificuldades para o nosso povo, inclusive a perda do emprego”.

Cristiomário Medeiros: custo do transporte impacta na empregabilidade no Entorno

Por conta dessa questão social, Caroline Fleury destacou que é preciso buscar uma solução prática, para que esse problema não penalize justamente os que mais necessitam do transporte no dia a dia. “Esperamos que essa solução seja originada no Grupo de Trabalho liderado pelo Ministério dos Transportes, que possui o poder de tomar decisões”, pontuou. Ela disse, ainda, que serão realizados mais três encontros neste mês com o Ministério. “Já especificamente com a ANTT, voltaremos a nos reunir em meados de fevereiro”, concluiu a titular da SEDF-GO.