A obra levará o deslocamento do fluxo de veículos para a DF-205, com a construção de 11 quilômetros de estrada da cidade goiana até o anel viário, o que vai garantir mais segurança aos moradores do Entorno Norte. A previsão é que a duplicação da DF-128, que tem cerca de 20 quilômetros dentro do Distrito Federal, receba um investimento de R$ 230 milhões.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, em entrevista exclusiva ao Jornal Opção Entorno diz que a duplicação da rodovia vai contribuir para melhorar a mobilidade entre o DF e a região circunvizinha. “É um anseio da população e nós sabemos a importância dessa obra para o Distrito Federal e para o Entorno. Essa ação visa melhorar cada vez mais o trânsito na região. A DF-128 tem uma grande movimentação diária e diversos acidentes, inclusive com mortes. Então, é uma obra que vai trazer mais segurança, agilidade e mobilidade para a população”, enfatiza Celina.

A duplicação da DF-128 vai melhorar o tráfego entre o DF e a região do Entorno. Foto: Agência Brasília

Ela destaca ainda que, além da colocação dos pardais fixos, é fundamental que a rodovia tenha fiscalização constante por meio dos radares móveis em locais diversos, para garantir o respeito à velocidade estabelecida. “Muito importante também, é a utilização de placas durante toda a via para alertar os motoristas em relação à velocidade permitida”, acrescenta a vice-governadora.

Tema foi debatido na CLDF

A duplicação da DF-128 é emergencial, segundo frisa o deputado distrital João Cardoso (Avante). “Há muitos acidentes ali e alguns são fatais. Fora isso, que já seria razão mais que suficiente para a realização da obra, os moradores da região sofrem com trânsito lento nos horários de maior tráfego”, afirma.

João Alves Cardoso: “Nós promovemos o abaixo-assinado para que a duplicação fosse realizada”. Foto: CLDF

O parlamentar complementa: “Não podemos esquecer que a proximidade com o DF faz com que parte dos moradores de Planaltina de Goiás trabalhem e estudem no DF. Sendo assim, melhorar a mobilidade na DF-128 traz mais conforto para essas pessoas e colabora para o desenvolvimento socioeconômico. Nós fizemos audiência pública na Câmara Legislativa para debater o tema e promovemos abaixo-assinado para que a duplicação fosse realizada”.

Demanda antiga de Planaltina

O prefeito de Planaltina, Cristiomário de Sousa Medeiros (PSL) acentua que essa é uma demanda antiga da região. “É uma via que está no Distrito Federal, mas que faz conexão com Planaltina de Goiás. Já ocorreram muitos acidentes envolvendo tanto moradores do DF, quanto moradores de Goiás. Nós ficamos muito felizes de o Governo do Distrito Federal ter entendido a importância dessa obra e ter se comprometido a cumpri-la. Além disso, há uma demora muito grande naquele fluxo, que fica cada vez mais sobrecarregado em função do aumento de veículos, tanto da região do DF, quanto de Goiás”, explica o gestor executivo do município.

Cristiomário Medeiros: “Viabilizar essa obra é motivo de comemoração para nós”

Cristiomário enfatiza ainda que a duplicação e o aumento das faixas irão possibilitar um tráfego mais rápido e diminuir a possibilidade de intercorrências. “Mesmo antes de ser prefeito, eu já participava de manifestações, abaixo-assinado e do movimento ‘Duplique essa ideia’. Então, é muito importante para a região melhorar o trânsito, evitar acidentes e também escoar a produção. Temos muita produção rural que sai por ali e vai para o DF; portanto, viabilizar essa obra é motivo de comemoração para nós”, celebra o prefeito.

Aspectos ambientais da DF-128

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente do DF defendem a duplicação, para favorecer o deslocamento seguro dos cidadãos. Porém, alertam sobre o respeito às questões relacionadas ao ecossistema Cerrado, que guarda nascentes e importantes reservas naturais do Distrito Federal, como a Estação Ecológica Águas Emendadas.

Durante audiência pública realizada na Câmara Legislativa, foi decidido que a obra será realizada garantindo proteção ao meio ambiente, à fauna e à flora da região. “O nosso governo se preocupa muito com a questão ambiental. Como a DF-128 está localizada em meio à Estação Ecológica Águas Emendadas, estudos e opiniões de especialistas serão avaliados para decidir quais são as melhores estratégias visando à preservação ecológica do local”, assegura a vice-governadora Celina Leão.