A Câmara Municipal de Luziânia foi palco do 1º Encontro de Mobilidade Urbana, Trânsito e Saúde da Região do Entorno do Distrito Federal, tendo como foco principal a realidade do transporte coletivo e ativo nos municípios da região. A discussão envolveu toda a dinâmica relacionada ao ir e vir dos cidadãos, incluindo a segurança no trânsito e a mobilidade sustentável, entre outros temas.

O evento, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) e da Secretaria Geral de Governo (SGG), com apoio da Secretaria do Entorno do DF (SEDF-GO), contou com a presença, na mesa de honra, da representante do Ministério da Saúde, Cheila Marina de Lima; do subsecretário de Políticas para Cidades e Transportes da SGG, Miguel Ângelo Pricinote; da presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Goiás, Mayara Coimbra; da representante da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Angélica de Amorim Romachelli; da gerente de Vigilância Epidemiológica de Doenças da SES, Magna Maria de Carvalho; e do superintendente municipal de trânsito de Luziânia, Marcelo Lemos de Assis.

Já entre os organizadores do encontro, estavam o gerente de Políticas de Transporte para o Entorno do DF da Subsecretaria de Políticas para Cidade e Transporte, Jean Damas da Costa; e o gerente de Políticas para Cidades do Entorno do DF, Matheus Duarte de Oliveira.

Mobilidade e planejamento urbano

Gleiston de Paula: “Precisamos de um sistema de mobilidade planejado e conectado” (Foto: Edinan Ferreira)

Durante o evento, o chefe de gabinete Gleiston de Paula, representando a SEDF-GO, disse que a Secretaria, a pedido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), tem buscado soluções para a mobilidade urbana do Entorno. “Precisamos de um sistema de mobilidade planejado e conectado, com investimentos na educação e na estrutura, incluindo ciclovia, calçamento e sinalização. Tudo isso impacta diretamente na saúde pública ao evitar acidentes”, pontuou.

Já Miguel Ângelo Pricinote destacou que os municípios estão cada vez mais interdependentes. “Entretanto, ainda pensamos a cidade de forma isolada e há, infelizmente, uma grande desassociação da mobilidade com o planejamento urbano”, frisou.

Resultados do encontro

Miguel Ângelo Pricinote: “Infelizmente, uma grande desassociação da mobilidade com o planejamento urbano” (Foto: Edinan Ferreira)

Em entrevista ao Jornal Opção Entorno, Pricinote fez um resumo do encontro em Luziânia: “Foram apresentadas inovações, principalmente relacionadas a ônibus elétricos, questões referentes à mobilidade ativa e interseccionalidade no planejamento urbano, principalmente em relação ao pedestre se apropriar do espaço urbano”, afirmou. “A UEG mostrou o trabalho que vem desenvolvendo na Região Metropolitana de Goiânia e como pode ser desenvolvido também na região do Entorno. Então, foi um evento com muita participação popular e creio que gerará bons frutos”.

Jean Damas, por sua vez, disse à reportagem que esse tipo de fórum de debates era realizado, outrora, apenas em capitais, como Brasília e Goiânia, onde as discussões acabavam girando em torno da realidade nacional ou desses grandes centros. “Desta vez, estamos tratando especificamente de problemas do Entorno, que são muitos”, destacou. “Temos questões que envolvem o transporte coletivo, o transporte ativo (não motorizado), a infraestrutura inadequada e a demanda elevada”.

Jean chamou atenção, ainda, para os sinistros de trânsito ou acidentes, resultando em morte de pessoas vulneráveis em travessias de rodovias. “Isso tudo precisa ser discutido, pensado em conjunto com municípios, estados, governo federal e entidades não governamentais, para que haja uma melhor qualidade de vida para os moradores dessas cidades”, considera. “São municípios importantes e as soluções precisam chegar nesses lugares”.

Próximo evento deverá ser em agosto

De acordo com o gerente de Políticas de Transporte para o Entorno do DF, o evento já está trazendo resultados práticos para a região. “Estamos saindo daqui com parcerias firmadas com municípios, para estudar o transporte local de cada um desses lugares, buscando melhorias e atualização de frotas, como é o caso de Águas Lindas, que foi contemplado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai receber financiamento para eletrificação de parte da frota”, afirma.

Jean finaliza, dizendo qual deverá ser o próximo município a receber mais uma edição do Encontro de Mobilidade Urbana, Trânsito e Saúde da Região do Entorno do Distrito Federal. “Estamos discutindo a data do próximo fórum. Mas provavelmente em agosto, logo após as férias escolares, teremos essa segunda rodada de debates na cidade de Águas Lindas de Goiás”, conclui.