Senado Federal promove audiência pública sobre o BRT entre Brasília e Luziânia
28 junho 2024 às 15h27
COMPARTILHAR
Obra prevista no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o BRT que liga o Distrito Federal, Luziânia e o contorno de Goiânia (BR-153) será objeto de audiência pública no dia 4 de julho, a partir das 9h. O evento, proposto pelo senador Jorge Kajuru por meio do Requerimento 46/2024-CI, é promovido pela Comissão de Infraestrutura do Senado.
O corredor exclusivo para ônibus deve começar a ser construído no final deste ano, com previsão de término até o fim de 2026, sendo uma das obras prioritárias no novo PAC no “eixo do transporte eficiente e sustentável em Goiás”, o qual prevê investimentos na ordem de R$ 28,3 bilhões.
Mobilidade urbana e qualidade de vida
Em sua justificativa para o Requerimento, Kajuru aponta que a implementação de projetos como o BRT na região é essencial para “a mobilidade urbana, a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida dos cidadãos de Goiás e do Distrito Federal”.
O parlamentar avisa que, na audiência, deverão ser debatidos os seguintes temas: cronograma e etapas previstas para a execução das obras do BRT; análise da alocação de recursos; benefícios esperados pela população, incluindo a geração de emprego e renda, a melhoria da mobilidade urbana e a redução dos congestionamentos; e mecanismos de fiscalização e transparência na aplicação de recursos.
Prefeitos do Entorno estão entre os convidados
Foram convidadas, para audiência, as seguintes autoridades: a secretária do Entorno, Caroline Fleury; os prefeitos Diego Sorgatto (UB), de Luziânia, Carlinhos do Mangão (PL), de Novo Gama, Pábio Mossoró (MDB), de Valparaíso, e Fábio Correa (PP), de Cidade Ocidental; o secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Zeno Gonçalves; o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF, Erinaldo Pereira Sales; o administrador regional de Santa Maria, Josiel França; a secretária nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, Viviane Esse; o secretário especial adjunto da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Roberto Nami Garibe Filho; e o diretor substituto do Departamento de Parcerias com o Setor Privado do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Paulo Toledo.
Até o momento, confirmaram presença Caroline Fleury, Zeno Gonçalves, Josiel França, Viviane Esse e Erinaldo Pereira Sales.
Leia também:
Câmara dos Deputados promove audiência pública sobre o VLT Brasília-Luziânia