Ônibus e metrô serão gratuitos aos domingos e feriados no Distrito Federal

14 fevereiro 2025 às 12h12

COMPARTILHAR
O chefe do Executivo destacou que o GDF já considerava a gratuidade e que a organização econômica da gestão atual possibilitou os recursos para essa iniciativa. Ibaneis explicou que a medida visa valorizar a população e fortalecer o comércio, a economia e o turismo do DF.

“A partir do dia 1º de março, a população não vai mais pagar pelo transporte público, seja ele de ônibus ou de metrô, aos domingos e aos feriados. Essa é uma medida que vem para ajudar a população mais carente, aqueles que utilizam transporte público na nossa cidade, mas também com o objetivo de melhorar o turismo, melhorar o comércio e fazer com que as pessoas tenham acesso ao lazer na nossa cidade”, disse.
Regras para a gratuidade
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) anunciará na próxima semana as regras para o acesso gratuito aos domingos e feriados, assegurando que não haverá aumento nas passagens regulares durante a semana.

O custo previsto de R$ 30 milhões que deixaremos de arrecadar com o transporte público será compensado pelo governo, segundo o secretário da Semob, Zeno Gonçalves. “Hoje, muitos evitam passeios como o Eixão do Lazer ou visitas ao Zoológico por causa da tarifa de R$ 11. Com o passe livre, as famílias poderão se deslocar sem custo e o valor que seria gasto em transporte será reinvestido no comércio local para atividades de lazer”, afirmou.
A Semob informou ainda que as frotas de ônibus estão prontas para atender ao aumento da demanda e que as linhas serão otimizadas em horários para melhor servir a população.
Leia também:
Modernização no sistema de pagamento do transporte no DF afeta moradores do Entorno