O Governo de Goiás lançou nesta segunda-feira (12/01) o Folia Goiás 2026, projeto voltado ao apoio das festas de Carnaval em Goiânia e em municípios do interior. A iniciativa foi apresentada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

Com início previsto para 7 de fevereiro, o programa vai financiar blocos de rua, festas populares e o Circuito Folia Goiás, na capital.

No Entorno do Distrito Federal, o projeto contempla Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental, Alexânia e Cristalina. O secretário do Entorno, Pábio Mossoró, afirmou que a inclusão das cidades reconhece a tradição cultural da região. “O Entorno tem uma relação histórica com as manifestações culturais. Garantir a presença desses municípios no projeto é reconhecer que essa tradição também faz parte da identidade da nossa região”, disse.

Diversas manifestações populares serão apresentadas no Folia Goiás. Foto: Remisson Sales

Segundo o governo estadual, para viabilizar o Carnaval em cerca de 30 municípios, serão destinados R$ 20 milhões ao projeto, com recursos das secretarias da Retomada e da Cultura, além da Goiás Turismo.

Durante o lançamento, Caiado destacou a estrutura e o esquema de segurança para o período. “Vamos fazer um carnaval lindo aqui, em um carnaval que vocês sabem que é o mais seguro do Brasil”, afirmou.

Gracinha Caiado também falou sobre a sensação de tranquilidade para os foliões no Estado. “Aqui em Goiás é o único lugar que você pode acabar de pular no bloco e pedir um táxi, um Uber, sem ter o menor risco de ter algum problema”, disse.

Circuito na Avenida 85

Na capital, o Circuito Folia Goiás deve receber mais de 100 mil pessoas na Avenida 85, com apresentações gratuitas das 16h à meia-noite. A programação prevê atrações de diferentes estilos musicais e um esquema de segurança coordenado pela Polícia Militar.

O circuito também contará com a Tenda do Recicla Goiás, voltada ao apoio de catadores de materiais recicláveis e a ações de sustentabilidade durante os dias de festa.