O ex-policial militar e ex-chefe da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, foi preso neste domingo, 24, em um assentamento da zona rural do município. Segundo a Polícia Militar (PM), Antônio Carlos Martins estava em posse de munições calibre .380 e 22, no momento da detenção.

O ex-militar foi condenado a mais de 27 anos de prisão, em 2022, por receber propina enquanto era superintendente da SMT e, desde então, era procurado. A sentença descreveu que o réu aproveitou o cargo para receber dinheiro para liberar irregularmente mais de 220 veículos apreendidos.

Segundo a PM, ao avistar a viatura, Antônio tentou fugir, mas acabou sendo capturado. Depois de preso, ele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização do exame de corpo de delito. Em seguida, foi levado à Central de Flagrantes.

Condenação

O ex-PM foi condenado em 2022 por corrupção passiva e peculato. Segundo a sentença, Antônio chefiou a SMT entre os anos de 2019 e 2020 e os veículos que eram liberados estavam em situação de irregularidade tributária ou em desacordo com a legislação de trânsito.

O documento narrou também que Antônio, como chefe da SMT, implantou um novo sistema de cobrança de valores de diárias de estadias dos veículos apreendidos e desviava esses recursos. Conforme a sentença, o ex-superintendente usava o dinheiro em proveito próprio e da repartição pública, através da promoção de melhorias e reformas na SMT, sem que fossem cumpridas as formalidades legais de aquisição e licitação dos materiais e serviços implantados.

Jornal Opção não conseguiu localizar a defesa de Antônio para que se posicionasse. (Pedro Moura)

Leia também:

Polícia Civil prende traficantes em Luziânia e Formosa