governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), juntamente com o vice-governador Daniel Vilela (MDB) estiveram em Luziânia nesta terça-feira, 12, data em que o município comemorou 277 anos. Na ocasião, Caiado destacou o pioneirismo de Luziânia, que contribuiu para o desenvolvimento da região Centro-Oeste. O evento foi marcado por homenagens ao vice-governador Daniel Vilela, que recebeu títulos de cidadão luzianiense durante sessão solene no Ginásio de Esportes do centro da cidade.

A cidade no Entorno do Distrito Federal é uma das mais antigas de Goiás. “Luziânia faz parte da história de Goiás e daquilo que foi fator determinante para Juscelino Kubitschek trazer para o planalto central do país a capital do Brasil. Aqui foi a base de estruturação de Brasília, que ajudou a desenvolver a região Centro-Oeste”, destacou o governador.

Daniel Vilela reafirmou seu compromisso em trabalhar, ao lado do governador Ronaldo Caiado, para atender às demandas da população de Luziânia e dos demais municípios localizados no entorno do Distrito Federal. Ele também enumerou ações e programas do Governo de Goiás concluídos ou em execução na região para confirmar, junto às milhares de pessoas que compareceram ao Ginásio de Esportes José de Araújo Leite, o potencial da gestão estadual “em fazer muito mais”.

O vice-governador Daniel Vilela recebeu o título de cidadão de Luziânia | Foto: Lucas Diener

Com perfil municipalista de gerir o estado, Caiado selou importantes parcerias com as prefeituras em prol dos goianos. No caso de Luziânia, o Governo de Goiás investiu R$ 160 milhões nas mais diversas áreas, com destaque para educação, saúde, social e infraestrutura.

Ao falar dos investimentos do Governo do Estado em Luziânia, Daniel Vilela focou nas áreas de Educação e Segurança Pública. Como o município foi considerado, por muitos anos, um dos principais centros de violência e de criminalidade em Goiás. O vice-governador mencionou a criação e instalação da 16ª Companhia Independente de Polícia Militar, a reforma e adequação do 10º Batalhão da PMGO e a entrega do Instituto Médico Legal da cidade, onde foram aplicados R$ 5,3 milhões do Tesouro Estadual.

 “Na prática, Educação e Segurança Pública se inter-relacionam. O governo faz o aporte sistemático de recursos para o combate ostensivo ao crime e para garantir a tranquilidade dos goianos. E, em contrapartida, também prioriza projetos que garantam aos alunos um tempo de qualidade em sala de aula”, detalhou Daniel Vilela. “Assim, eles não viram alvo fácil de criminosos, que querem levá-los para a marginalidade”, complementou.

277 anos

O aniversário de Luziânia é nesta quarta-feira, 13 de dezembro. Em celebração à data, a prefeitura preparou uma série de eventos que começaram no último dia 8 e seguem até 19 de dezembro. Entre eles, entrega de obras, assinaturas de ordens de serviços, competições esportivas e ações em alusão ao Natal.

“Fizemos aqui uma sessão histórica, com a presença maciça da população para homenagear pessoas que prestam relevante serviço ao município, estado e ao Brasil”, declarou o presidente da Câmara de Vereadores de Luziânia, Carlos da Liga.  “Todos aqui têm trabalho pela cidade. O governador é um grande parceiro, uma pessoa que ajuda a desenvolver a nossa região”, reconheceu o prefeito do município, Diego Sorgatto. (Rafael Rodrigues)