Foram repassados pelo governador Ronaldo Caiado 1.415 cartões do programa Mães de Goiás para mulheres com filhos de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social, além de 78 cartões Dignidade, projeto que beneficia pessoas com idade entre 60 e 65 anos em situação de pobreza ou de extrema pobreza. 

Na oportunidade, o vice-governador Daniel Vilela, em discurso, cobrou a responsabilidade dos governos anteriores que, segundo ele, “pouco ou quase nada” fizeram pela população que vive nas cidades do entorno do DF. “Onde estava o dinheiro do Governo de Goiás que deveria ter sido investido aqui?”, frisou Vilela.

Escola do Futuro em Valparaíso de Goiás

A unidade entregue da Escola do Futuro de Goiás Paulo Renato de Souza vai disponibilizar cursos gratuitos nas áreas de robótica, eletrônica e inteligência artificial, como parte da política pública de estímulo à inclusão digital. “Será uma escola de referência nessa área de inovação, tecnologia, automação, robótica e inteligência artificial. E, como resultado, vai gerar qualidade de vida, renda, salário e dignidade, ou seja, a emancipação das pessoas”, afirmou o governador de Goiás Ronaldo Caiado.

Esta é a segunda unidade construída na região – a primeira fica em Santo Antônio do Descoberto – e possui capacidade para receber até 1,2 mil estudantes por dia. Por meio do Goiás Social, as Escolas do Futuro são uma iniciativa de educação gratuita e de qualidade para jovens do ensino médio, superior e pessoas que procuram recolocação profissional ou querem empreender. Foram criadas em 2021 mediante convênio firmado entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Construção de ETE em Novo Gama

O governador assina a ordem de serviço para a construção da ETE Santa Maria, em Novo Gama. Foto: Hegon Corrêa

Foi assinada a ordem de serviço para início da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Maria, no município de Novo Gama, com investimento do Tesouro Estadual de R$ 68,8 milhões. A estação de esgoto vai ter eficiência de tratamento de mais de 95% e beneficiará quase 250 mil pessoas da região do Entorno do DF. 

Como parte dos investimentos realizados por meio da Saneago, para reforçar e ampliar os sistemas de abastecimento de água tratada e de esgotamento sanitário nos municípios do Entorno, o projeto de construção contempla também uma Estação Elevatória de Esgoto Final. As obras têm prazo de execução de 26 meses e estão previstas para serem concluídas em agosto de 2025. A unidade terá eficiência de tratamento superior a 95% e vazão total média de 413 litros por segundo, no final da implementação, beneficiando aproximadamente 247 mil habitantes de Novo Gama, Luziânia e Valparaíso de Goiás. 

“Essa é uma obra que é absolutamente estratégica para a gente avançar no quesito mais importante para a Companhia hoje, que é o esgoto do Entorno Sul”, frisou o secretário da Infraestrutura Pedro Sales, que destacou ainda que Goiás vive um novo ciclo do saneamento básico, ao lembrar da criação das Microrregiões de Saneamento Básico (MSBs) para traçar estratégias e investimentos, a fim de alcançar a universalização dos serviços em parceria com as prefeituras.