A corrida pela liderança do Poder Executivo no próximo pleito deverá ser, talvez, uma das mais acirradas da história brasileira, principalmente levando-se em conta a polarização política e os acontecimentos recentes, que têm afetado ainda mais os ânimos no espectro ideológico. Em um momento em que se discute questões graves, como tentativa de golpe de estado e ataques às instituições, muitos eleitores buscam uma terceira via, que fuja de posicionamentos extremistas, seja à direita ou à esquerda.

O governador Ronaldo Caiado (UB) pode vir a ser essa alternativa e ele já vem articulando nesse sentido e se apresentando como uma opção da direita moderada. Experiência não lhe falta: já foi deputado, senador e até candidato à presidência da República num longínquo 1989, quando a bola da vez era Fernando Collor de Mello. Agora, são outros tempos, com uma nova realidade e perspectivas mais promissoras, para que seu nome seja a grande aposta do partido União Brasil para 2026.

Se depender do Entorno, região particularmente beneficiada pelo atual governo estadual, ele já pode se considerar eleito e pronto para começar a despachar no Palácio do Planalto em 2027. Mas em nível de Brasil, não será tão simples. E, nesse sentido, os atuais prefeitos da região circunvizinha ao Distrito Federal prometem se envolver e se dedicar para que a popularidade do governador seja uma realidade não somente em Goiás, mas em todos os estados do país.

“O governador mais bem avaliado”

Diego Sorgatto tece elogios a Caiado: “Credenciais ele tem de sobra” (Foto: Divulgação)

Segundo o prefeito reeleito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), a candidatura de Caiado à presidência é um caminho natural e esperado, por conta da larga trajetória política e por ter demonstrado, em sua avaliação, competência como gestor. “É o melhor governador do Brasil, um político de palavra, de retidão com a coisa pública, e provou que é possível melhorar a vida da população por meio de uma gestão honesta e transparente”, elogia. “Sou um grande entusiasta da candidatura de Caiado e acredito que será o próximo presidente do Brasil. Credenciais ele tem de sobra”.

Para Diego, não haverá dificuldades em conquistar o eleitorado da Região Centro-Oeste. Quanto ao restante do país, ele lembra que, até há pouco tempo, o governador era considerado “desconhecido” em outras regiões e chegou a ser criticado por querer engatar uma pré-candidatura, mas essa realidade mudou. “Este ano, Caiado se tornou protagonista em nível nacional em várias questões e já é conhecido nos quatro cantos do Brasil por ser o governador mais bem avaliado; pela educação de Goiás, que é a número um do país; e principalmente pela segurança, tema que será determinante nessas eleições”, avalia.

“Responsabilidade com o futuro da nação”

Marcus Vinicius com o governador e o vice Daniel Vilela: “Ronaldo Caiado será o próximo presidente do Brasil” (Foto: Divulgação)

Eleito para a prefeitura de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinicius (MDB) também manifesta seu aval à possível candidatura do gestor executivo estadual. “Muito mais do que uma questão de apoiar o governador na disputa pela presidência do país, trata-se de responsabilidade com o futuro da nação. Eu não só apoio, como eu tenho convicção de que Ronaldo Caiado será o próximo presidente do Brasil”, declara.

Marcus destaca que o governador tem atuado incansavelmente para o desenvolvimento dos municípios goianos e, como presidente, irá garantir benfeitorias para o Entorno. “Ele conhece muito bem a nossa região e tenho certeza de que vai fazer um grande trabalho, trazendo desenvolvimento em várias áreas, como mobilidade, principalmente relacionada ao transporte público entre Distrito Federal e Entorno; e infraestrutura, que a gente sabe que ainda precisa avançar muito”, comenta.

Capacidade de diálogo

Daniel Sabino Vaz: “O projeto futuro do governador Ronaldo Caiado é meu projeto” (Foto: Divulgação)

O atual prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz (UB), é outro importante aliado do governador de Goiás na região e vê com bons olhos as pretensões eleitorais do gestor goiano. “O projeto futuro do governador Ronaldo Caiado é meu projeto. Ele representa uma ideologia de governo sem fanatismo, com ética, moral e fundamento nas propostas, sabendo dialogar com todos, principalmente com o trabalhador e o mais humilde, com respeito”, enfatiza.

Para Daniel, as melhorias obtidas na região nos últimos anos só reforçam suas convicções quanto à capacidade de Caiado como gestor. “Além de vários motivos para abraçar esse projeto, o governador apoiou muito o Entorno e, em especial, a cidade de Cristalina, com investimentos importantes, como a pavimentação da GO-309, no trecho que liga Cristalina a Unaí, a construção Colégio Tecnológico de Goiás (COTEC), o abastecimento de 100% de água no distrito de Campos Lindos, além de diversos programas sociais para a nossa população”, enumera.

Trajetória sólida

Cristiomário Medeiros: “Sua postura ética e técnica é algo que o país precisa nesse momento” (Foto: Divulgação)

Quem compartilha da mesma opinião de Daniel Sabino é o prefeito reeleito de Planaltina, Delegado Cristiomário (PP), que também considera o governador de Goiás o nome ideal para ser presidente da República em 2026. “Eu já manifestei meu apoio a Ronaldo Caiado. Ele tem uma trajetória política e administrativa sólida, com resultados que comprovam sua capacidade de liderança e compromisso com a população. Para nós, que acompanhamos de perto o impacto positivo de sua gestão em Goiás, é natural acreditar que ele pode fazer muito mais pelo Brasil”, ressalta o gestor. “Sua postura ética e técnica é algo que o país precisa nesse momento”.

Para Cristiomário, o Entorno só tem a ganhar com Caiado no comando do país. “Com a experiência que o governador tem no cuidado com os municípios, especialmente com regiões estratégicas, acredito que teríamos muitos avanços”, analisa. “O Entorno sempre foi uma prioridade para ele e, como presidente, ele certamente ampliaria os investimentos em segurança, infraestrutura, mobilidade e geração de empregos. É uma liderança que entende as nossas demandas e tem condições de levar as soluções para um patamar nacional”, frisa.

Poder de articulação

Carlinhos do Mangão: “Ele está preparado para assumir o país” (Foto: Divulgação)

O prefeito reeleito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), por sua vez, vê também com entusiasmo a possibilidade de Caiado sair como candidato à presidência pelo União Brasil. “Ele está preparado para assumir o país”, declara. “Não é um cara de extrema direita, mas de direita, e tem todo apoio nosso. No que depender não só de mim, mas de todos os prefeitos do Estado de Goiás, principalmente do Entorno, será uma honra trabalhar para ele. Inclusive, eu disse ao governador: quero ser um soldado, ir além de Novo Gama, se preciso for, em sua campanha”.

E conclui: “Eu tenho certeza de que, com o poder de articulação e um partido como o União Brasil, que tem várias figuras políticas importantes, principalmente no Nordeste, o projeto de Caiado presidente da República vai ser fortalecido”. (Hellen Lopes com Luciana Amaral)

Leia também:

A força da liderança política do governador Ronaldo Caiado no Entorno do Distrito Federal