A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) chamou a também deputada Benedita da Silva (PT-RJ) de “Chica da Silva” em live nas redes sociais. A declaração ocorreu enquanto Zambelli reclamava de não ter poder de fala na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, que acontece em Maceió, em Alagoas.

“Eu não vou ter poder de fala, né? Eu não vou falar, porque provavelmente… não sei, porque não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva” disse Zambelli.

Chica da Silva foi uma escrava brasileira que recebeu alforria. Ela ficou famosa pelo poder que exerceu no arraial do Tijuco, hoje Diamantina, em Minas Gerais. Por conta de sua ascensão social Chica se tornou uma das mulheres negras mais importantes da sociedade colonial de Minas Gerais do século 18.

Benedita da Silva é a atual coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados.

PT e esquerda falam em racismo

Em nota, o Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro condenou a declaração e apontou racismo na fala de Zambelli. “Nossa solidariedade e apoio a nossa grande referência e exemplo de luta (Benedita da Silva), que foi chamada de ‘Chica da Silva’ pela deputada Carla Zambelli. Benedita tem uma trajetória política exemplar, principalmente na luta do povo preto. Racistas não passarão”, diz a nota.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, também prestou solidariedade à Benedita. “A deputada Benedita da Silva é uma das maiores referências da política nacional. Uma inspiração para homens e mulheres que lutam por um país democrático, desenvolvido e sem racismo. Deputada Benedita, amamos a senhora e sempre estaremos ao seu lado”, escreveu. (Luan Monteiro)

Veja o vídeo:

Leia também:

Vereador Neném da Civil é vítima de racismo em Santo Antônio do Descoberto