O Entorno vai ganhar um Fórum de Políticas para Mulheres, que vai ajudar a criar e a direcionar iniciativas voltadas às necessidades do público feminino que vive nas cidades adjacentes ao Distrito Federal. A decisão foi tomada durante uma reunião realizada nas dependências da SEDF-GO, para debater programas de apoio à população feminina.

Compareceram ao encontro 36 mulheres, entre representantes de secretarias e de unidades de políticas públicas para mulheres das prefeituras do Entorno, além de parlamentares, como as vereadoras Ivonete Souto (Cidade Ocidental) e Maria do Monte (Valparaíso).

A superintendente da Mulher da Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (SEDS-GO), Mariana Gidrão, lembrou que a pasta da qual faz parte realiza um importante programa, o Goiás por Elas, direcionado a mulheres em situação de vulnerabilidade que enfrentam episódios de violência. Para ela, a possibilidade de ter, a partir de agora, um Fórum do Entorno exclusivamente voltado à população feminina representa um marco para a região. “São ações como essas que podem trazer mudanças significativas”, ressaltou.

Impactos positivos

A primeira-dama de Planaltina de Goiás, Lilian Kelly, considerou a reunião bastante proveitosa e as decisões tomadas devem trazer impactos positivos para a cidade que representa. “Foi possível para nós apresentar as demandas do município no que se refere a políticas públicas para mulheres e entender como o estado tem trabalhado para supri-las”, pontuou.

Por fim, a titular da SEDF-GO, Caroline Fleury, avaliou como positiva, a mobilização para fortalecer a oferta de programas do governo estadual na região. “Nosso objetivo é facilitar para que todas as políticas públicas do estado cheguem ao Entorno de forma integral, conectadas com a realidade de nossas mulheres. Porque o Entorno é Goiás e tem governo”, concluiu.