Nesta terça-feira, o Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou a recriação da Secretaria Extraordinária do Entorno do Distrito Federal, antes chamada de Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana. A nova pasta atende a uma demanda antiga dos gestores municipais do Entorno e fortalece a cooperação entre os governos do DF e de Goiás para enfrentar os desafios locais.

O decreto que autoriza a medida foi assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) durante uma solenidade no Salão Branco do Palácio do Buriti, com a presença de autoridades do GDF, de prefeitos goianos e de Caroline Fleury, titular da “pasta-irmã” pelo Governo de Goiás, a Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO). Para comandar a Secretaria Extraordinária, Ibaneis nomeou o advogado Cristian Viana, que terá a missão de coordenar as ações entre os dois entes federativos.

Prefeitos, autoridades do GDF e parlamentares compareceram à cerimônia (Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília)

A recriação dessa Secretaria no DF foi recebida com entusiasmo pelo prefeito de Planaltina de Goiás, Cristiomário Medeiros (PP), que esteve presente na cerimônia. “É um avanço histórico para nossa região. Finalmente, teremos uma estrutura dedicada exclusivamente às demandas das cidades que fazem divisa com o Distrito Federal”, comemorou. “A parceria entre os governos estadual, municipal e federal, junto com o apoio da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB), será essencial para garantir que as políticas públicas cheguem de forma eficaz à nossa população”.

Já o prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinicius (MDB), enfatizou que a pasta será fundamental para estimular a interlocução entre os dois governos. “Estamos confiantes de que o diálogo será intensificado, possibilitando acordos importantes nas áreas de saúde e segurança pública”, afirmou.

Marcus Vinicius: “Estamos confiantes de que o diálogo será intensificado” (Foto: Renato Alves/Agência Brasília)

Segundo o gestor, a criação da Secretaria abre novas possibilidades para resolver um dos temas que mais impactam o DF e Goiás: a mobilidade urbana. “O transporte público é, sem dúvida, uma das questões mais sensíveis e visíveis da nossa região. Estamos com a perspectiva de, na próxima semana, dialogar com os governos do DF e de Goiás para impedir o aumento das passagens de ônibus”, anunciou. “Haverá uma luta dos prefeitos para que o morador não sofra com o reajuste das passagens, especialmente considerando a falta de qualidade e quantidade de linhas de transporte na região”.

Cooperação entre governos

Já a prefeita de Santo Antônio do Descoberto, Jessica do Premium (União), acredita que a nova pasta vai ajudar a fortalecer a cooperação entre os governos. Essa união permitirá, segundo ela, a implementação de políticas públicas mais eficazes, beneficiando diretamente os cidadãos que mais precisam. “A criação da Secretaria é uma oportunidade para reforçar a colaboração entre os poderes, trazendo mais efetividade às ações e proporcionando resultados concretos para a população”, afirmou.

Prefeitos do Entorno e a deputada Lêda Borges prestigiaram o evento (Foto: Renato Alves/Agência Brasília)

A deputada federal Lêda Borges (PSDB) também se manifestou sobre a nova secretaria do GDF, destacando a importância do momento para a região. “Tarde importantíssima para a nossa região. Ao lado do governador Ibaneis, de prefeitos, deputados e lideranças, participei da assinatura do decreto de criação da Secretaria Extraordinária do Entorno do DF. Pasta importante, que chega para somar esforços na luta em prol do pleno desenvolvimento dos municípios do Entorno. Parabéns ao governador Ibaneis pela sensibilidade em criar tal Secretaria. Nossas cidades ganham muito com mais este braço forte”, compartilhou a parlamentar.

O evento contou ainda com a presença de outros prefeitos da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF), entre eles, Carlinhos do Mangão (PL), de Novo Gama; Alessandro Barcelos (UB), de Cocalzinho de Goiás; Luís Otávio Massa (PL), de Cristalina; Warley Gouveia (Pode), de Alexânia; e Marcus Rinco (UB), de Alto Paraíso de Goiás.

Cristiomário Medeiros: “É um avanço histórico para nossa região” (Foto: Renato Alves/Agência Brasília)

“A integração é o caminho”

O governador do Distrito Federal ressaltou, durante a solenidade, que a integração entre o DF e os municípios do Entorno será fundamental para o progresso da região. “Neste momento, a integração é o caminho a ser seguido. Unir a região do Entorno, atrair investimentos. As políticas públicas devem ser implementadas de maneira integrada, considerando os efeitos que elas geram nos estados vizinhos. É com esse objetivo que a Secretaria está sendo criada”, frisou Ibaneis.

O novo secretário, Cristian Viana, com a prefeita Jessica do Premium e o deputado estadual André do Premium (Foto: Divulgação)

Ao assumir a Secretaria Extraordinária do Entorno, Cristian Viana tem entre os desafios a melhoria do transporte público na região, com foco na integração e redução das tarifas intermunicipais. “O governo precisava de uma interface com Goiás para potencializar o trabalho que já está sendo realizado e garantir avanços significativos na região. Nosso principal desafio é a questão das tarifas intermunicipais, que geram um clamor popular para melhorar o transporte e o deslocamento”, destacou o secretário.

Filiado ao Podemos-DF, Viana atuou como diretor de unidades de atendimento do Na Hora e ocupou os cargos de subsecretário e secretário-adjunto da Defesa Civil.

Leia também:

Governo do Distrito Federal terá sua própria Secretaria do Entorno