Tradição, cultura e religiosidade marcam os festejos do Divino Espírito Santo nas cidades do Entorno
01 maio 2024 às 11h55
COMPARTILHAR
Considerada uma das muitas celebrações mais importantes que fazem parte da cultura popular brasileira, a Festa do Divino Espírito Santo leva mensagens de fé e música a fazendas e vilarejos de municípios goianos. Realizada há mais de 200 anos em Pirenópolis, essa manifestação cultural movimenta milhares de turistas. Neste ano, os festejos começaram na última sexta-feira, (26) com a saída da Folia da Renovação Cristã.
Já no dia 5 de maio, se inicia a Folia do Divino Tradicional com uma série de outras atividades religiosas, como alvoradas, repique de sinos, cortejos e as tradicionais Cavalhadas. Como parte da programação da Festa do Divino, as Cavalhadas serão realizadas nos dias 19, 20 e 21 de maio, no Módulo Esportivo de Pirenópolis. Durante a apresentação, os foliões e turistas acompanharão a recriação das épicas batalhas medievais entre Mouros e Cristãos.
Em entrevista ao Jornal Opção Entorno, o prefeito de Pirenópolis, Nivaldo de Melo, destaca a tradição centenária da cidade. “A cultura de Pirenópolis transcende o nosso município. Essa festa foi tombada como patrimônio imaterial do Brasil, em 2010, e leva Pirenópolis para o país todo e para o mundo. Ela movimenta as famílias pirenopolinas, tanto o pessoal que mora na zona urbana quanto o pessoal que mora na zona rural para confraternizar na cidade”, comenta.
O evento também fortalece a economia local, devido ao grande número de turistas dos mais diversos lugares, inclusive estrangeiros. “A festa do Divino ajuda na divulgação das potencialidades que a cidade tem na indústria do turismo, levando a parte cultural e carregando junto toda a estrutura hoteleira, gastronômica, arquitetônica, das belezas naturais. A gente busca o apoio dos empresários locais, dos governos estadual e federal para poder ajudar a manter essa tradição que celebra a fé e reúne tanta gente em torno do Divino Espírito Santo”, diz Melo.
Durante a semana, segundo o prefeito, a segurança será reforçada para que as famílias possam desfrutar das festividades, das belezas naturais, da gastronomia, da cultura, da arquitetura de Pirenópolis com tranquilidade e paz. “Quem vier para Pirenópolis na Festa do Divino terá uma cidade segura. A gente tem feito um trabalho de parceria com as forças policiais para dar segurança ao morador e aos turistas. A cidade será toda monitorada por câmeras”.
Folião desde cedo
Entre os dias 04 e 13 de maio, a Cidade Ocidental recebe a 29ª edição da Folia do Divino Espírito Santo, com uma programação religiosa e cultural. A festividade terá início na Fazenda Saia Velha, às margens da BR-040, percorre o povoado Mesquita até a Capela de Nossa Senhora da Abadia.
Folião desde criança, o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, João Aragão, é um dos coordenadores do evento. “A Festa do Divino Espírito Santo é uma tradição muito importante para a nossa cidade. Meu tio, o senhor Evandro Souza, comanda o festejo desde a sua primeira edição. A cada ano, mais pessoas de diversos estados do país prestigiam a folia”, explana ele.
De acordo com Aragão, a Prefeitura de Cidade Ocidental, apoia a realização de eventos que promovam a fé, a religiosidade, o entretenimento e a diversão da população. “A parceria com a prefeitura é um fator determinante para o sucesso da folia. São disponibilizadas tendas, iluminação, identificação de foliões, além de melhorar as estradas para a peregrinação”, detalha.
Ainda, segundo o folião, um dos pontos altos da festa é a Alvorada do Divino, que acontece na casa do Sr. Evandro, no Parque Estrela Dalva. “É onde fazemos uma reunião com todos os foliões para invocar o Espírito Santo, saudar a bandeira e agradecer pelas graças recebidas ao longo do ano”. Símbolo de devoção, a Bandeira do Divino é presença especial desde a Folia até o seu encerramento, nas procissões e visitas nas casas.
Circuito do Encontro das Coroas
Foi aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 4912/24, de autoria do parlamentar Lineu Olimpio, que inclui no calendário cívico, cultural e turístico do estado goiano o Circuito das Coroas do Divino Espírito Santo, evento realizado anualmente 19 dias antes do Pentecostes.
“O projeto, não apenas reconhece oficialmente uma importante manifestação cultural e religiosa em nosso estado, mas também fortalece a identidade e as tradições goianas, promovendo a união entre diferentes comunidades que compartilham a devoção ao Divino Espírito Santo”, destaca o Olimpio.
O deputado enfatiza a tamanha relevância espiritual, devocional e cultural do evento. “Goiás, com sua riqueza cultural e histórica, tem sido palco de inúmeras manifestações que expressam a fé, a tradição e a identidade de seu povo. Entre essas manifestações, o Encontro das Coroas do Divino Espírito Santo destaca-se não apenas como uma celebração de profundo significado religioso, mas também como um evento de grande importância cultural e social para as comunidades goianas”.