Com o início da Semana Santa, o clima de devoção e expectativa já toma conta dos municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF). A encenação da Via Sacra é esperada todos os anos em cidades como Pirenópolis, Planaltina de Goiás e Luziânia, que realizam grandes espetáculos a céu aberto, atraindo moradores, comunidades religiosas e culturais, além de instituições locais, fortalecendo uma tradição que une fé, arte e turismo.

Em Luziânia, a apresentação teatral da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo acontece desde 1993, quando um grupo de fiéis da Igreja Santa Rita de Cássia se uniu com o propósito de dar vida a essa celebração. Ao longo dos anos, a Via Sacra cresceu significativamente, conquistando cada vez mais fiéis e turistas.

De acordo com o coordenador-geral da Via Sacra de Luziânia, Lusmar Sardinha, a encenação conta com a participação voluntária de pessoas de diversos segmentos da sociedade. “Somos o maior evento religioso, cultural e turístico da cidade. Contamos também com a união das nossas paróquias, o que nos fortalece espiritualmente. Além disso, o alcance tem sido extremamente positivo, com a transmissão ao vivo alcançando todo o Brasil e se expandindo para cinco países, além do nosso”, enfatiza Lusmar.

Em Luziânia, o espetáculo é feito com a participação de voluntários (Foto: Divulgação)

O prefeito do município, Diego Sorgatto (UB), destacou o evento religioso como um valioso patrimônio cultural e religioso de Luziânia. “Por sermos uma cidade com forte tradição católica, a importância desse evento se torna ainda mais significativa, repleta de valores e profundo significado. Por isso, o nosso governo dedica todos os esforços para sua realização”, destaca. “São 33 anos de fé e devoção que não só marcam a vida dos fiéis, mas também atraem espectadores de todos os municípios do Entorno”.

Tradição de mais de 30 anos

Em Planaltina de Goiás, a apresentação da Via Sacra é realizada há mais de 30 anos e atrai milhares de visitantes a cada edição. Reconhecida como uma das maiores manifestações de fé da região, a encenação é resultado de uma parceria entre o Grupo Art Sacra, responsável pela organização e administração da celebração, a gestão municipal, que assume a responsabilidade pela estruturação e logística do evento, e o comércio local.

Via Sacra em Planaltina de Goiás (Foto: Divulgação)

Cerca de 350 pessoas, direta e indiretamente, estão envolvidas na realização do evento. De acordo com Francilon Dias, coordenador do Grupo Art Sacra, a produção tem se dedicado a oferecer uma estrutura de qualidade para melhor atender ao público presente. “Investimos em vestuários épicos, telões de LED, aprimoramos a sonoplastia e reforçamos a segurança. Além disso, buscamos levar a apresentação com qualidade por meio das plataformas digitais, transmitindo ao vivo para todos os cantos do país”, detalha.

Segundo ele, também serão disponibilizados intérpretes ao vivo e nas transmissões, áreas exclusivas para pessoas com deficiência e autistas, além de fogos de artifício de baixo ruído, garantindo respeito à sensibilidade de autistas e animais.

Turismo religioso

Em Pirenópolis, a apresentação é realizada há 19 anos (Foto: Divulgação)

Em Pirenópolis, a encenação, que faz parte do calendário oficial da cidade, é realizada há 19 anos, o que reforça sua relevância para moradores e visitantes. Nesta edição, a Via Sacra está sendo organizada pelas paróquias Nossa Senhora do Rosário e Santa Bárbara.

Leia também:

Programação da Semana Santa nas cidades da Ride conta com celebrações e Via Sacra

E mantenha-se atualizado acompanhando as nossas redes sociais!