A Semana Santa, que se inicia com o Domingo de Ramos e segue até o domingo de Páscoa, é o momento litúrgico mais importante para os católicos em todo o mundo. Neste ano, este período de intensas celebrações e orações começou ontem (24) e termina no dia 31 de março, quando os cristãos comemoram a ressurreição de Jesus Cristo. Nos municípios do Entorno, a Semana Santa é marcada por diversas tradições, ações solidárias e eventos religiosos.

Em Santo Antônio do Descoberto, o Santuário de Santo Antônio promove missas, procissões, devoções, ações litúrgicas e encenações da paixão e morte de Cristo. “Para o católico, esse tempo é santo, é um tempo profundo de oração e intensa preparação. Acima de tudo, é um momento de olhar para Jesus, que deu a vida por nós e nos salvou”, explica o pároco e reitor do Santuário, padre Marcelo Vieira.

Segundo ele, a Semana Santa no município preserva tradições e costumes antigos, com programação diária para os fiéis. “Nós temos um ato litúrgico diferenciado, que se inicia desde o Domingo de Ramos, com a procissão. Nesta segunda-feira, vamos celebrar a missa das almas, quando acontecerá o toque das matracas e orações próprias do povo. Das 8h às 23h de terça-feira, os fiéis poderão se confessar. Já na quarta, tem o encontro das procissões de Nosso Senhor dos Passos e a de Nossa Senhora das Dores, que significa o encontro de Jesus com sua mãe Maria”, detalha o sacerdote.

O Santuário de Santo Antônio promove missas, procissões e encenações da paixão e morte de Cristo (Foto: Divulgação)

A tradicional cerimônia de Lava-Pés, um dos momentos mais importantes da vida de Jesus, será celebrada na quinta-feira (28). Na sexta, às 9h, será realizada a Liturgia da Paixão. À noite haverá a procissão dos Lamentos, saindo da velha e tradicional Igrejinha de Santo Antônio até o santuário. Após a procissão, ocorre o canto da Verônica em latim e português, um momento profundo sobre a dor do Senhor.

Vale destacar que na Sexta-Feira da Paixão, que relembra a morte de Jesus, e é o único dia em que as igrejas não celebram missas. Ou seja, não há a consagração do pão e do vinho, mas é realizado um ato litúrgico com orações, veneração da cruz e distribuição da comunhão aos fiéis. “A previsão é que mais de 18 mil pessoas passem pelo Santuário de Santo Antônio na sexta. No sábado (30), haverá a celebração da Vigília Pascal ou ‘Missa de Aleluia’ e no domingo (31) ocorrerão as missas dominicais da Páscoa de Jesus”, completa o padre.

Tradição de 22 anos

Na Sexta-Feira Santa (29), Novo Gama receberá milhares de fiéis para acompanhar um dos eventos religiosos mais famosos do município: a Via Sacra do Morro Santo do Lago Azul. A expectativa neste ano é de que mais de 30 mil pessoas assistam à encenação da Paixão de Cristo, um espetáculo com 38 cenas da passagem bíblica, que reunirá um elenco com mais de 250 atores voluntários do município e região.

A Via Sacra em Novo Gama é a segunda maior do Entorno Sul (Foto: Divulgação)

O evento é realizado pelo Grupo Via Sacra Novo-Gama, com apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Lazer, Turismo e Cultura. “Esta é a segunda maior via sacra do Entorno Sul do DF e envolve toda a administração pública municipal, sendo um importante acontecimento para a cultura e economia da região. A 22ª edição contará com uma megaestrutura de arquibancadas, tendas, placas de fechamento, alambrados, banheiros químicos, palco, sonorização e iluminação. Portanto, desde já, convidamos toda a população para prestigiar este evento”, divulga o titular da pasta, Eliel Miranda.

Distribuição de ovos de Páscoa

A Prefeitura de Cristalina, por sua vez, deverá distribuir cerca de 10 mil ovos de Páscoa para alunos de escolas municipais. Assim como em anos anteriores, o prefeito Daniel Sabino Vaz (UB) e gestores das secretarias vão visitar escolas, Centros de Educação Infantil (CEIs) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) com a finalidade de levar alegria e diversão para os pequenos.

Para o prefeito, é gratificante ver o sorriso das crianças, ao serem lembradas nessa ocasião tão especial. “Todos os anos, a administração entrega ovos de chocolate às crianças da rede pública municipal com o intuito de alegrá-las, além de mostrar a elas o simbolismo da Páscoa e tornar o ambiente escolar ainda mais acolhedor”, comenta Daniel Sabino.

O prefeito Daniel Sabino entrega ovos de Páscoa para alunos de uma escola municipal (Foto: Divulgação)

Retiro em julho

Em São João d’Aliança haverá Via Sacra no sítio Bom Jesus, mas num período bem distante da Semana Santa, nos dias 27 e 28 de julho. “Será um retiro de um dia e meio, saindo da cidade até o sítio, um lugar de oração, composto por uma igreja, uma capela de adoração com o Santíssimo Sacramento e um santuário com uma gruta de Nossa Senhora”, informa uma das organizadoras do evento, Esdra Carvalho.

No sábado (27), será celebrada a Santa Missa. Já no domingo, às 5h da manhã, terá início a caminhada de 12 km da Via Sacra. “É um trajeto em estrada de chão, com a realização da Via Sacra tradicional, oração das mil ave-marias, retiro de silêncio e momentos de orações”, resume Esdra.

Via Sacra no sítio Bom Jesus, em São João d’Aliança (Foto: Divulgação)

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (61) 99104-5991 e 99231-7227. O valor é de R$ 70 reais, já inclusos ônibus, lanche e jantar no sábado, além de café da manhã e almoço no domingo.