As unidades hospitalares nos três municípios do Entorno se consolidaram como referências em saúde pública e registraram avanços significativos na oferta de exames, consultas, internações e procedimentos cirúrgicos.

Inaugurado em junho, o Hospital Estadual de Águas Lindas Ronaldo Ramos Caiado Filho (Heal), contabilizou 60.751 atendimentos até novembro. Foram realizados 46.652 exames laboratoriais, 5.539 consultas médicas, 8.150 serviços multiprofissionais e 410 internações.

O Heal também se destaca na assistência a gestantes de alto risco, dispondo de 164 leitos divididos entre UTIs adulto, pediátrica e neonatal, além de enfermarias especializadas. Desde sua inauguração, a unidade tem contribuído para reduzir a sobrecarga nos hospitais da capital federal, ao descentralizar o atendimento de alta complexidade.

Destaque no cuidado obstétrico

Hospital Estadual de Formosa (Foto: Braz Silva)

Já em Formosa, o Hospital Estadual (HEF) somou 345.870 atendimentos em 2024. Foram registrados 78.713 atendimentos no pronto-socorro e 26.215 consultas ambulatoriais.

Na área cirúrgica, foram 3.271 procedimentos gerais, incluindo vasculares, ginecológicos e ortopédicos, e mais de 6.228 tomografias. Além disso, o HEF destacou-se no cuidado obstétrico, com 1.011 partos realizados em 2024, totalizando mais de 5.200 desde que foi estadualizado.

Uma nova ala de saúde mental, implementada em maio, registrou 70 altas e reforçou o compromisso com o acolhimento humanizado e a recuperação dos pacientes.

Referência em atendimento

Hospital Estadual de Luziânia (Foto: Divulgação)

Por fim, o Hospital Estadual de Luziânia Vasco do Rosário Melo (HEL) também apresentou resultados notáveis, finalizando o ano com 265.545 atendimentos. Foram feitos 213.607 exames, 22.658 consultas médicas, 18.059 atendimentos multiprofissionais e 5.861 internações. Além disso, a unidade registrou 2.569 cirurgias e 2.791 partos ao longo do ano.

Em comparação com 2023, os números evidenciam um crescimento de 54,49% nos procedimentos cirúrgicos e 44,96% nos partos realizados. O HEL é responsável por ser referência para mais de 900 mil moradores do Entorno Sul.

Assistência de qualidade

Em entrevista ao Jornal Opção Entorno, o secretário de Saúde de Goiás, Rasível Santos, destacou o bom desempenho dos hospitais estaduais no Entorno. “Ampliamos os atendimentos tanto no Hospital de Formosa quanto na Policlínica do município, além do Hospital de Luziânia. Também qualificamos a assistência e realizamos um grande número de cirurgias eletivas, exames e procedimentos para atender toda a população do Entorno de Brasília”, ressaltou.

Quanto ao Hospital de Águas Lindas, Rasível relatou que, em dezembro, foi finalizada a abertura de toda a parte restante do parque tecnológico do hospital. “Ampliamos em 40 leitos a terapia intensiva, mais 32 leitos de enfermaria adulta e 23 leitos de enfermaria pediátrica. Dessa forma, já estamos atendendo como uma maternidade de alto risco, com centro obstétrico em funcionamento e centro cirúrgico, e já oferecendo assistência para toda a população do Entorno”, afirmou.

Em sua avaliação, a população dessa região não precisa mais se deslocar para Brasília e nem para Goiânia para receber uma assistência de qualidade. “Isso é colocar a população no centro do cuidado, buscando equidade, principalmente atendendo as pessoas que mais necessitam, além de almejar a integralidade, ou seja, fazer o máximo possível de atendimentos perto das residências, sem que seja necessário deslocar pacientes graves, especialmente os que precisam de terapia intensiva, pois o deslocamento aumenta a mortalidade”, frisou.

E concluiu: “Para 2025, esperamos uma maior integração de todos esses serviços com a assistência municipal, seja com a atenção primária ou especializada. Estamos agora trabalhando com as Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) e, dessa forma, garantindo que os prestadores municipais também se integrem com os prestadores estaduais, para oferecer assistência a tempo e à hora para todos os pacientes do Entorno de Brasília”.

Leia também:

Hospital Estadual de Luziânia (HEL) recebe o certificado de Acreditação Nível 1