Campo Saúde leva atendimento médico e exames a várias famílias em Luziânia
10 julho 2024 às 15h03
COMPARTILHAR
O Colégio Estadual Hélio Roriz, localizado ao lado do Hospital Municipal do Jardim Ingá, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, recebe, nesta quinta (11), o Campo Saúde, um programa realizado pelo Senar Goiás com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e prefeitura do município.
O evento é similar a outros mutirões visando desafogar a demanda por consultas médicas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS), mas traz também atendimentos voltados à cidadania, como inscrição no CadÚnico e Bolsa Família.
O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), em entrevista ao Jornal Opção Entorno, lembra que esta não é a primeira vez que o município realiza o Campo Saúde. No ano passado, por exemplo, o evento ocorreu no povoado de Samambaia. “Para o município, o programa vem somar esforços para ofertarmos estes importantes benefícios à população, em especial aos moradores da zona rural”, enfatiza. “São atendimentos médicos em várias especialidades e exames diversos que são levados aos locais mais distantes, possibilitando mais comodidade para os participantes sem que precisem se deslocar para os centros de saúde do município. Neste ano, o evento acontecerá no Distrito do Jardim Ingá e contemplará uma região com cerca de 100 mil habitantes. Uma importante ajuda em relação a esses serviços que a população tanto precisa”, complementa.
Benefícios disponíveis
Aqueles que comparecerem ao Campo Saúde terão à disposição consultas em clínica geral, cardiologia, oftalmologia e pediatria. Além disso, os participantes poderão fazer exames de sangue (hemograma completo, função renal, função hepática, PSA e Doença de Chagas), citopatológico e eletrocardiograma.
Outros procedimentos oferecidos durante o mutirão são: aferição de pressão arterial, cálculo de IMC com orientação nutricional, teste de glicemia, vacinação e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
O secretário de Saúde de Luziânia, Glenio Magrini, destaca que a consulta em pediatria e os exames de sangue são os diferenciais, em relação aos demais mutirões de saúde que ocorrem na cidade.
Segundo ele, são esperados cerca de 1500 atendimentos na ação. “A Secretaria de Saúde apoiará com equipe e insumos de rotina para os atendimentos, além de disponibilizar 60 servidores para o evento, entre médicos enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos”, informa Magrini. “A parceria com a FAEG/Senar permite que possamos ter o custo mínimo necessário, devido à robustez do fornecimento de equipe e apoio operacional deles”, conclui.
Para participar do Campo Saúde, o secretário recomenda que se faça a inscrição pelo site, para que haja um dimensionamento do quantitativo de pessoas que comparecerão ao evento.
SERVIÇO
Campo Saúde
Dia 11/07
Local: Colégio Estadual Hélio Roriz (ao lado do Hospital Municipal do Jardim Ingá
Atendimentos: início às 8h e entrega de senhas até às 14h
Inscrições na sede da Administração do Jardim Ingá ou pelo site
Leia também:
Luziânia tem segunda edição do mutirão de cirurgias eletivas