Nesta segunda-feira (24), a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) deu início à campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue — em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro — com uma programação especial que segue até o próximo dia 29.

O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade constante de doações para abastecer a rede pública de saúde do Distrito Federal (DF) — incluindo instituições como o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal e o Hospital das Forças Armadas.

Quem pode doar

Podem participar da campanha pessoas com idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 51 kg e em boas condições de saúde. Quem realizou cirurgia, exame endoscópico ou teve infecções recentes deve consultar o site da FHB para avaliação individual.

Também são estabelecidos prazos para quem apresentou sintomas de gripe (aguardar 15 dias após desaparecimento), de Covid-19 (10 dias após o fim dos sintomas, sem sequelas) e de dengue (30 dias após dengue clássica; seis meses após dengue hemorrágica).

Tipos sanguíneos mais críticos

A campanha destaca a demanda especialmente pelos tipos O- e os fatores Rh negativos (A-, B-, AB-), que são menos comuns na população e no caso do tipo O- são considerados doador universal.

Como participar

Os interessados devem agendar a doação por meio do site da agenda do governo do DF ou pelo telefone 160 (opção 2).