Uma das obras mais esperadas pela população do Entorno, o Hospital Estadual de Águas Lindas está com 86% de sua estrutura pronta, com investimentos de mais de R$ 86 milhões vindos do governo estadual. A unidade vai ampliar o atendimento na região, que já conta com os hospitais estaduais de Luziânia e Formosa.

A expectativa, segundo o secretário de Estado da Infraestrutura de Goiás, Pedro Sales, é que a obra seja entregue nos próximos meses. “Acreditamos que seja possível concluí-la ainda neste primeiro trimestre”, prevê. “Porém, a operação do hospital em si ainda deve aguardar providências da Secretaria de Saúde no sentido de contratar pessoal, máquinas e demais itens relacionados à gestão”.

O governador Ronaldo Caiado, por sua vez, cuja gestão resolveu tomar as rédeas da obra e finalizá-la após muitos anos de paralisação decorrentes do desinteresse de governos anteriores, destaca as mudanças no projeto inicial: “Nós triplicamos o tamanho do hospital”.

Política de regionalização

A unidade hospitalar vem ao encontro da grande demanda do Entorno por melhores serviços de saúde e, quando estiver funcionando plenamente, oferecerá 164 leitos, incluindo a maternidade, além de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta e infantil; centro cirúrgico; exames de tomografia, ressonância magnética, raios-X e ultrassom; setor de emergência; sala de classificação de risco; auditório; refeitório e bancos de sangue e leite.

Projeto do hospital (Foto: Divulgação)

Cerca de 1,2 milhão de moradores de 31 municípios devem ser beneficiados com a obra, cujo projeto prevê 18 blocos e 15 mil metros quadrados de área.

Segundo o secretário da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, o hospital é muito importante para a política de regionalização implementada em 2019, quando o governador Caiado assumiu. “Na época, contávamos com 189 leitos de UTI, concentrados basicamente em Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia. Agora são quase mil leitos em todo o estado”, conclui.