MP-GO e CRC promovem capacitação em Águas Lindas e Novo Gama sobre controle social na área da saúde
26 outubro 2025 às 10h27

COMPARTILHAR
Oito representantes de Novo Gama participaram da capacitação, outro grupo de Águas Lindas contou com 26 pessoas. O conteúdo foi focado em compreender o funcionamento dos blocos específicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e aprender a acessar e analisar informações disponíveis nos Portais de Transparência da Saúde, do Banco do Brasil e do Tribunal de Contas do Município. O grupo de Águas Lindas também realizou a análise de balancetes. Entre os temas abordados estavam vigilância em saúde, assistência farmacêutica e gestão do SUS.
A abertura do evento ficou por conta da promotora de Justiça Tânia D’Able Rocha de Torres Bandeira, que incentivou a participação ativa dos presentes nas atividades. Também estiveram no encontro a assistente social Cristiane Bastos Galvão, da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial; presidentes de Conselhos Municipais de Saúde; representantes de ONGs; além de servidores das secretarias e dos postos de saúde da família de Novo Gama e Águas Lindas.
O curso foi ministrado pela auditora contábil Josenilda Ribeiro da Silva, em parceria entre o Ministério Público de Goiás (MP-GO) e o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO). A capacitação integrou as ações dos grupos de trabalho de fortalecimento do controle social nos dois municípios.
Encerrando o evento, o grupo de Águas Lindas apresentou parte do trabalho da nova auditoria das unidades básicas de saúde. A iniciativa ocorre após o fim do prazo de 60 dias estabelecido para a entrega do relatório da auditoria cívica, finalizada em junho deste ano. Parte da programação contou ainda com a participação do promotor Fernando Centeno Dutra.
