O município de Planaltina de Goiás vai receber, em breve, um novo Hospital Santa Rita de Cássia, mais bem estruturado e ampliado, para atender a demanda de mais de 120 mil pacientes. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Cristiomário Medeiros (PP), em suas redes sociais. A unidade vai funcionar no setor Norte, próximo à quadra 16 e vai ocupar mais de oito mil metros quadrados.

Segundo o gestor, já havia um projeto para a construção de um novo hospital desde 2021, mas dependia da aprovação dos órgãos competentes: a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) e o Ministério da Saúde. “Toda demanda relacionada à saúde, de construções e reformas, tem que passar pela Suvisa, que atende aos 246 municípios do estado. Aí, quando é uma coisa grande, como esse hospital, leva esse tempo todo. Ainda ficou um período no Ministério da Saúde. Infelizmente, é a burocracia, né?!”, relata o prefeito, em entrevista ao Jornal Opção Entorno.

Recursos do PAC e emendas

A parte inicial da obra será realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Nesse primeiro momento, via PAC, a previsão é começar com a maternidade. Depois a gente continua provavelmente com o pronto-socorro e, mais na frente, o laboratório”, conta Cristiomário, que acrescenta: “Só na maternidade, conseguimos aprovar um projeto de R$ 50 milhões. Temos mais R$ 8 milhões de emendas antigas para continuar a construção e ainda vou buscar mais emendas e recursos, o que for possível”.

Como a aprovação dos órgãos para a edificação do hospital veio recentemente, em pleno período eleitoral, o governo federal não pode repassar, por enquanto, verbas ao município. “Por isso, vamos conseguir iniciar as obras somente após as eleições”, anuncia o gestor.

Cristiomário Medeiros e o projeto do novo hospital: as obras devem começar após as eleições, com a vinda de recursos do governo federal via PAC (Foto: Divulgação)

Antigo hospital não comporta a demanda

Cristiomário explica que o antigo Hospital e Maternidade Santa Rita havia sido feito numa época em que o município tinha em torno de 40 mil habitantes. Hoje, tem cerca de 106 mil, sendo comum, ainda, que pessoas de cidades próximas, como Água Fria e São João d’Aliança, acorram a Planaltina em busca de atendimento.

“A estrutura é muito antiga e não comporta a demanda. Só conseguimos suportar a quantidade de pacientes no momento por conta de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), onde colocamos dois médicos. O hospital tem três”, informa o gestor. “Colocamos a parte laboratorial, novos equipamentos e novos leitos, mas o que temos ainda não atende a uma cidade desse tamanho. Não há como ampliar a estrutura, por isso temos de fazer a nova unidade hospitalar em outro local”, esclarece, acrescentando que o antigo hospital deve se transformar, provavelmente, em uma UPA pediátrica.

Leia também:

Unidades Básicas de Saúde de Cocalzinho passam por reforma