O município de Novo Gama, assim como outros do Entorno do Distrito Federal, sofre com o aumento preocupante do número de casos de arboviroses, especialmente a dengue. Foram contabilizados, somente na última semana de janeiro, quando saiu o último boletim do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da cidade, 250 casos confirmados. A próxima estimativa deve sair nesta sexta (9). A iniciativa mais recente da prefeitura para melhorar o atendimento de pacientes foi a montagem de uma tenda ao lado da UPA 24h, voltada exclusivamente para oferecer as primeiras providências a indivíduos com sintomas de dengue, zika e chikungunya. Com isso, espera-se diminuir o tempo de espera de quem busca ajuda para aliviar as dores e evitar o agravamento, além de um diagnóstico mais célere.

O prefeito Carlinhos do Mangão (PL) esteve hoje pela manhã na tenda conversando com os pacientes e gravou vídeo no local esclarecendo a população sobre a nova estrutura (confira ao final da matéria), a qual passou a disponibilizar, a partir de hoje, consultas com médicos, suporte de equipe de enfermagem, sala de hidratação e medicação, e laboratório para exames de sangue.

Na tenda, pacientes podem fazer consultas e realizar exames (Foto: Divulgação)

Ações conjuntas

Além das medidas emergenciais para atender eficazmente os moradores com sintomas, a prefeitura tem realizado continuamente outras ações importantes pela cidade, como limpeza de lotes e roçagem. Os carros fumacê, por sua vez, também viraram rotina nas ruas, assim como as visitas de Agentes de Combate às Endemias nas residências, a fim de evitar a proliferação do Aedes aegypti.

“Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Saúde, para erradicar essa doença em nossa cidade”, afirma Carlinhos do Mangão. “Nossas equipes de saúde estão a postos para atender toda a comunidade que necessite de auxílio sanitário em nossas unidades de saúde”.

Por fim, o prefeito chama a atenção dos moradores de Novo Gama, para também fazerem a sua parte: “Pedimos o apoio e a colaboração da comunidade para manter os terrenos limpos, não deixar água parada e abrir as portas e janelas quando o carro fumacê estiver passando”.