Pessoas de várias faixas etárias, que já faziam acompanhamento oftalmológico na rede pública, foram chamadas ao Ginásio de Esportes Praça da Bíblia, em Novo Gama, para receberem seus óculos, todos custeados pelo município. Os pacientes em questão sofrem de problemas diversos, como glaucoma, estrabismo, catarata e pterígio, entre outros. Com os acessórios, ganham, agora, uma visão mais nítida e melhoria na qualidade de vida.

Nesta ação, foram distribuídos aproximadamente 250 óculos, que se somam a outros 200 já entregues desde o final de 2024. “Quando garantimos que alguém volte a enxergar com nitidez, estamos promovendo oportunidades e mudando vidas”, afirma a secretária de Saúde de Novo Gama, Marília Chissolucombe.

O projeto atende pessoas de diversas faixas etárias

Expansão do programa

A iniciativa integra o escopo do projeto “Visão Solidária”, surgido em 2022 no município como um programa de consultas, exames e cirurgias. A prefeitura, entretanto, ao perceber uma demanda dos próprios pacientes, resolveu ampliar a ideia.

Segundo o prefeito Carlinhos do Mangão (PL), desde que o programa foi iniciado, foram realizados em torno de 2 mil procedimentos cirúrgicos de catarata e pterígio no município. “Porém, identificamos que muitas pessoas não precisavam da cirurgia, mas sim, usar óculos. Então, junto às secretarias de Promoção Social e de Saúde, obtivemos alguns recursos e contemplamos pacientes que necessitavam desses acessórios, mas não tinham condições de comprá-los”, explica.

Carlinhos do Mangão: a intenção agora é beneficiar estudantes da rede pública municipal (Foto: Divulgação)

Já foram investidos no projeto, entre exames, cirurgias e distribuição de óculos e colírios, de acordo com o gestor, cerca de R$ 5 milhões desde 2022, sendo a maior parte dos recursos oriunda de emendas parlamentares. “Nossa intenção agora é expandir o programa para beneficiar os estudantes da rede pública municipal de ensino”, conclui.

Leia também:

Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto lança o programa “Mais Visão”