A transmissão ocorre por meio de gotículas expelidas ou pelo contato com objetos contaminados, segundo informações da Secretaria da Saúde de Goiás (SES), que informou também que foram confirmados 10 casos da doença no Hospital de Doenças Tropicais (HDT).

De acordo com a médica infectologista Roberta Rassi, o vírus é considerado altamente contagioso. Ela explica que os sintomas são tosse, espirro, coriza, mal-estar e febre, muitas vezes confundidos com viroses.

Vale ressaltar que o diagnóstico é clínico, com base na observação dos sinais e sintomas manifestados pelo paciente. Contudo, a confirmação do diagnóstico muitas vezes exige a aplicação de exames laboratoriais, sendo o teste de reação em cadeia da polimerase (PCR) um dos mais utilizados neste caso.

No Entorno Sul, o diretor-técnico do Hospital Municipal de Santo Antônio do Descoberto (HMSAD), o médico Igor Mariano Primo de Freitas, explica, ainda, que o período de maior prevalência foi até julho. “Mas, ainda assim, o nosso hospital continua abastecido com corticoides, broncodilatadores, raio-x operante e laboratório funcionando normalmente. Além da nossa equipe médica, que conta com três plantonistas dia e noite para atender à população”, frisa.

Medidas de prevenção

Especialistas em saúde recomendam a lavagem frequente das mãos ou a higienização com álcool 70%, além de evitar o compartilhamento de objetos. É essencial garantir uma ventilação adequada nos ambientes, assim como evitar a frequência de crianças com sintomas respiratórios em creches ou escolas e proteger os recém-nascidos de ambientes com aglomeração de pessoas.

No Sistema Único de Saúde (SUS), é disponibilizado o anticorpo monoclonal contra o VSR, indicado para bebês prematuros extremos, bebês com cardiopatias ou problemas pulmonares. São gotinhas que oferecem proteção temporária similar à vacina.

Por fim, a enfermeira da Atenção Básica de Saúde em Santo Antônio do Descoberto, Thaiane Feitosa, destaca também a importância de ter na alimentação vegetais e frutas que contenham mais água em sua composição para auxiliar na hidratação, como pepino, alface romana, tomate, melancia, abacaxi, entre outros.

Leia também:

Municípios do Entorno intensificam a vacinação contra doenças respiratórias