As delegacias das cidades do Entorno do Distrito Federal receberam reforço em seu efetivo: são cerca de 40 novos policiais em cada regional, entre eles, escrivães, agentes e delegados. Houve, ainda, investimento em novas viaturas, como as entregues para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Formosa. Tais medidas foram viabilizadas por meio da Gerência de Apoio às Delegacias Regionais e do Entorno.

Segundo a gerente do órgão, delegada Cybelle Tristão, antes de definir essa reestruturação na segurança, foi necessário realizar um mapeamento da região. “O primeiro ato foi mapear esses locais, para saber qual era a situação da estrutura física das regionais e o quantitativo de policiais. No segundo momento tivemos concurso de agentes, escrivães e delegados. Com isso, o Entorno de Brasília foi bastante beneficiado”, afirma.

Cybelle Tristão comanda a Gerência de Apoio às Delegacias Regionais e do Entorno (Foto: Divulgação)

Atualmente, na área circunvizinha ao Distrito Federal, há três delegacias regionais em funcionamento, que se encontram nos municípios de Luziânia, Formosa e Águas Lindas. “A Gerência funciona como uma ponte, coordenando o interior. A nossa função, desta forma, é ir até o local, visitar as delegacias, como a Gerência tem feito, e ver quais são as necessidades”, explica Cybelle. E acrescenta: “Temos a nossa Superintendência de Gestão Integrada, que trata justamente sobre reforma, patrimônio e equipamentos novos. Então, eu capto essas demandas junto aos delegados, aos regionais, principalmente, e vamos, então, resolvê-las, levando aos colegas essas melhorias”.

Complexo de delegacias

Em meio ao processo de reorganização da segurança no Entorno, vale destacar a recente inauguração da Deam em Santo Antônio do Descoberto, um município que, segundo Cybelle, tinha apenas um delegado de polícia antes do novo concurso. “Hoje temos um delegado responsável pela delegacia municipal, que abrange todos os crimes, e uma delegada, que é a Dra. Lorraine, titular da Deam”, diz.

Além de Santo Antônio do Descoberto, outras cidades da região foram contempladas com abertura de novas unidades da Deam, como Águas Lindas de Goiás e Novo Gama.

Deam em Novo Gama (Foto: Divulgação/ PCGO)

Segundo a gerente, a intenção é organizar e ampliar ainda mais o aparato de segurança no Entorno. “Por exemplo, a construção de um complexo de delegacias de Valparaíso de Goiás, onde estarão sediadas todas as delegacias em um só local. Em Luziânia, por meio de emenda parlamentar, a ideia é também ter um complexo abrigando delegacias especializadas. E vamos ter a instauração da delegacia de Alto Paraíso, que faz parte da regional de Formosa”, revela.

Sede própria para a Deam em Planaltina

Em Planaltina de Goiás, algumas medidas estão sendo tomadas para facilitar o acesso da população ao atendimento da Polícia Civil. Um exemplo é a realocação da Deam, a qual será transferida para o centro da cidade. “Vamos construir uma sede própria da delegacia”, avisa o prefeito Cristiomário Medeiros (UB). “A obra ainda vai demorar um pouco, pois estamos buscando recursos junto ao Ministério Público. A ideia é humanizar mais a Deam e ter seu atendimento separado dos demais na Polícia Civil”, acrescenta.

Cristiomário Medeiros (centro) no local que abrigará a futura sede da Deam em Planaltina (Foto: Divulgação)

Reforma do Ciops em Valparaíso

Já em Valparaíso, está prevista uma reforma no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) do bairro Céu Azul. “É um prédio que está há quase 20 anos necessitando de intervenção pública”, diz o secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Marcus Vinicius Mendes Ferreira. “Os recursos, no valor de aproximadamente R$ 500 mil, virão do tesouro municipal”.

Marcus Vinicius: Ciops será reformado com recursos do tesouro municipal (Foto: Jornal Opção)

A reforma inclui nova fachada, piso e pintura, novo banheiro, instalação de brise metálico na parte externa, troca das portas, revitalização de todo o prédio e obras de urbanização. “O local se encontrava em condições insalubres, tanto para os que trabalhavam lá, quanto para a comunidade, que acaba fazendo uso quase que diário desse equipamento público”, relata o secretário.

Ainda, de acordo com o titular da pasta, o Ciops vai se tornar a 2ª DP. “A expectativa é que consigamos fazer a entrega da obra em quatro meses, talvez antes”, anuncia Marcus.

Aumento do efetivo da PM

Aleandro Caldato: reforço na segurança dos alunos da rede municipal de ensino (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto)

Em Santo Antônio do Descoberto, não só a Polícia Civil do município – que dispõe agora de uma Deam –, como também a Polícia Militar, está ampliando a sua atuação. O prefeito Aleandro Caldato (UB) diz que foi realizado um reforço na segurança dos alunos das escolas públicas. “Criamos, junto ao capitão Luiz Fernando, comandante da PM de Santo Antônio do Descoberto, uma patrulha exclusiva para dar maior segurança a toda a rede de ensino municipal de Santo Antônio do Descoberto. Ou seja, essa equipe foi criada exclusivamente para monitorar, visitar e acompanhar nossas crianças e profissionais da educação, fazendo um patrulhamento in loco em todas as 29 escolas municipais”, detalha o gestor.

O prefeito almeja, ainda, obter um batalhão para atender a cidade. “Hoje existe uma companhia da Polícia Militar, a 37ª, mas queremos transformá-la em batalhão, para que a o efetivo aumente e tenha aqui uma estrutura maior da PM”, conclui.