Municípios do Entorno participam da operação de Carnaval do governo estadual
12 fevereiro 2024 às 13h35
COMPARTILHAR
Enquanto os foliões se divertem, há muita gente trabalhando em Goiás, em especial nos municípios do Entorno, para garantir a segurança e a tranquilidade da população goiana. A Operação Integrada Carnaval 2024, que segue até Quarta-Feira de Cinzas no estado, conta com efetivo das polícias Militar (PMGO), Civil (PCGO), Científica, Penal, Rodoviária Estadual (PRE), Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO).
Uma das principais ações é voltada ao público feminino, que tem à disposição o aplicativo Mulher Segura, disponível tanto para Android quanto IOS. Por meio da ferramenta, denúncias de violência podem ser enviadas imediatamente às patrulhas. “Nossa polícia chega rapidamente, seja dentro de ônibus, no meio do Carnaval, da rua ou em qualquer local onde a mulher esteja”, esclareceu o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB).
Os destinos turísticos não foram esquecidos na operação. Municípios da Ride, como Alto Paraíso e Pirenópolis, que se destacam pelas atividades de ecoturismo, contam neste Carnaval com efetivos especiais para resgates em casos de afogamentos e acidentes, sejam terrestres, aquáticos ou aéreos.
Junto a isso, o site da Prefeitura de Pirenópolis está divulgando, para fácil acesso dos foliões, uma lista de telefones úteis, para casos de emergência, como o dos Bombeiros, Samu, Delegacia, Polícia Militar, Centro de Atendimento à Mulher, entre outros.
Segurança e fiscalização em Valparaíso
A Prefeitura de Valparaíso de Goiás, por sua vez, indo ao encontro das ações do Governo de Goiás, permanece com a “Operação Integrada Carnaval Seguro” até o fim do período festivo.
Neste caso, além da PMGO, PCGO e CBMGO, participam da operação outros órgãos, como a Guarda Municipal, a Superintendência dos Serviços de Fiscalização Municipal (Susfim), a Fiscalização Tributária, a Fiscalização de trânsito, o Procon e o Conselho Tutelar.
O trabalho realizado por todas as equipes é de cunho ostensivo e preventivo em ruas, vias, espaços públicos e fechados. “Todos os anos as nossas forças de segurança vêm realizando essas atividades durante o período de Carnaval e sabemos da importância das ações preventivas”, ressalta o prefeito do município Pábio Mossoró (MDB).
Já o comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Valparaíso, major Erick Chiericato, elogia a união de esforços entre os efetivos envolvidos. “Todos nós temos como único propósito levar qualidade de vida aos nossos moradores, principalmente nessa época. Estamos garantindo uma cidade tranquila e pacificada no Carnaval”, conclui.