Os incêndios florestais comprometem a biodiversidade local, mas também causam impactos diretos na qualidade do ar e na saúde pública. A população do Distrito Federal vem sofrendo há dias com o ar esfumaçado que resulta das queimadas e com a baixa umidade extrema.

Os órgãos de segurança pública do DF intensificaram as operações em conjunto desde a semana passada, resultando na prisão de incendiários. O delegado João Maciel Claro destacou a importância das denúncias durante as investigações. “Trabalhamos com a inteligência que, muitas vezes, colhe informações da população. Então, é muito importante que a sociedade denuncie, principalmente se souber a autoria. Basta ligar no 197 que todas as denúncias serão apuradas”, garantiu.

Crimes de incêndio e dano ambiental

De acordo com a Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e ao Animal (Cepema), um homem de 50 anos foi detido no Lago Oeste sob a acusação de atear fogo em um terreno da região. O incêndio se alastrou, atingindo outras propriedades e áreas de proteção ambiental, totalizando aproximadamente 200 mil metros quadrados afetados.

O indiciamento do acusado pelos crimes de incêndio e dano ambiental à vegetação nativa pode resultar em uma pena passível de ser aumentada em um terço, devido à destruição de patrimônio tanto particular quanto ambiental. Assim, a reclusão prevista varia de oito a 13 anos. O indiciado teria ameaçado, ainda, utilizando um facão, tanto os vizinhos quanto os brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), agravando ainda mais sua situação penal.

Detido pela PMDF por incendiar a vegetação do Parque Burle Marx, no Noroeste. Foto: Reprodução PMDF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também prendeu um homem suspeito de atear fogo na área de Cerrado do Recanto das Emas, após a denúncia de um morador local. Além disso, na terça-feira (17), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deteve um jovem de 19 anos, suspeito de incendiar a vegetação do Parque Burle Marx, localizado no Noroeste.

Responsabilidade do Governo Federal

A Polícia Civil está mobilizada para compilar informações sobre as queimadas ocorridas na Floresta Nacional de Brasília e no Parque Nacional de Brasília, considerando que essas áreas são de responsabilidade do governo federal. “Como a atuação é federal, estamos levantando informações e, se tivermos, passaremos aos órgãos responsáveis. Se não, tomaremos as medidas administrativas aqui no âmbito da Polícia Civil também”, frisou o delegado João Maciel Claro.

As denúncias podem ser feitas por meio dos seguintes canais: 197 (PCDF), 190 (PMDF), 193 (Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal) e 9224-7202 (Instituto Brasília Ambiental).

Leia também:

PCDF inaugura posto policial no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek