Três suspeitos foram detidos por provocarem incêndios florestais na capital federal
19 setembro 2024 às 12h13
COMPARTILHAR
Os incêndios florestais comprometem a biodiversidade local, mas também causam impactos diretos na qualidade do ar e na saúde pública. A população do Distrito Federal vem sofrendo há dias com o ar esfumaçado que resulta das queimadas e com a baixa umidade extrema.
Os órgãos de segurança pública do DF intensificaram as operações em conjunto desde a semana passada, resultando na prisão de incendiários. O delegado João Maciel Claro destacou a importância das denúncias durante as investigações. “Trabalhamos com a inteligência que, muitas vezes, colhe informações da população. Então, é muito importante que a sociedade denuncie, principalmente se souber a autoria. Basta ligar no 197 que todas as denúncias serão apuradas”, garantiu.
Crimes de incêndio e dano ambiental
De acordo com a Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e ao Animal (Cepema), um homem de 50 anos foi detido no Lago Oeste sob a acusação de atear fogo em um terreno da região. O incêndio se alastrou, atingindo outras propriedades e áreas de proteção ambiental, totalizando aproximadamente 200 mil metros quadrados afetados.
O indiciamento do acusado pelos crimes de incêndio e dano ambiental à vegetação nativa pode resultar em uma pena passível de ser aumentada em um terço, devido à destruição de patrimônio tanto particular quanto ambiental. Assim, a reclusão prevista varia de oito a 13 anos. O indiciado teria ameaçado, ainda, utilizando um facão, tanto os vizinhos quanto os brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), agravando ainda mais sua situação penal.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também prendeu um homem suspeito de atear fogo na área de Cerrado do Recanto das Emas, após a denúncia de um morador local. Além disso, na terça-feira (17), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deteve um jovem de 19 anos, suspeito de incendiar a vegetação do Parque Burle Marx, localizado no Noroeste.
Responsabilidade do Governo Federal
A Polícia Civil está mobilizada para compilar informações sobre as queimadas ocorridas na Floresta Nacional de Brasília e no Parque Nacional de Brasília, considerando que essas áreas são de responsabilidade do governo federal. “Como a atuação é federal, estamos levantando informações e, se tivermos, passaremos aos órgãos responsáveis. Se não, tomaremos as medidas administrativas aqui no âmbito da Polícia Civil também”, frisou o delegado João Maciel Claro.
As denúncias podem ser feitas por meio dos seguintes canais: 197 (PCDF), 190 (PMDF), 193 (Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal) e 9224-7202 (Instituto Brasília Ambiental).
Leia também:
PCDF inaugura posto policial no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek