Unidade Prisional de Cidade Ocidental recebe reforma e ampliação

29 fevereiro 2024 às 11h58

COMPARTILHAR
A Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP) entregou a reforma e ampliação da Unidade Prisional Regional (UPR) de Cidade Ocidental. Foram construídas quatro novas celas e alojamento feminino para as servidoras. Além disso, houve reestruturação de todas as alas, celas e pátio, revitalização da fachada da UPR, ampliação do reservatório de água e criação de biblioteca para os reeducandos.
As obras, cujo investimento foi de aproximadamente R$ 80 mil, foram viabilizadas a partir de parceria entre a DGPP, o Poder Judiciário e o Ministério Público de Cidade Ocidental, e contaram com a mão de obra de oito presos, os quais receberão remição de pena por dia trabalhado.
“Esta é uma missão que ressalta o trabalho conjunto. Fazemos o que abrange a nossa competência, para que possamos levar segurança e condições de trabalho a todos”, afirmou o prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa (PP), durante a solenidade de inauguração da obra. O gestor também falou acerca de tratativas sobre futuras parcerias entre a DGPP e a prefeitura, por meio de secretarias municipais da Saúde e de Assistência Social.
Educação e ressocialização
O diretor da UPR de Cidade Ocidental, Otacílio Nogueira da Silva, por sua vez, lembrou que, sem o apoio da prefeitura, Judiciário, MP e forças de segurança, como a Polícia Militar, a reforma e ampliação da UPR não seriam possíveis. O diretor mencionou, ainda, as ações voltadas à reintegração dos reeducandos. “Quando cheguei aqui, havia cerca de 34 presos estudando no ensino básico. Hoje aumentamos este número para 70. Tínhamos aproximadamente 27 custodiados em atividades de leitura, agora são 109”, informou.
O diretor-geral de Polícia Penal, Josimar Pires, por fim, elogiou o modelo de segurança pública do estado, que se tornou referência em todo o país. “A gestão da UPR de Cidade Ocidental demonstra versatilidade, conhecimento e capacidade de liderar que devem ser reconhecidos”, concluiu.
Dentre os convidados que participaram da cerimônia estava a secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury. Ao final da solenidade de inauguração, as autoridades presentes puderam fazer uma visita técnica aos espaços novos e reformados.
Pintura na UPR de Valparaíso
Assim como em Cidade Ocidental, a UPR de Valparaíso também contou com a mão de obra dos detentos, após concluírem o Curso Profissionalizante de Pintor Imobiliário. A capacitação foi oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Goiás e a DGPP.

Os custodiados realizaram a pintura externa e externa da UPR e, conforme a Lei de Execução Penal (LEP), cada três dias de curso descontou um dia de pena dos internos. “Além de aproveitarmos a mão de obra internamente, o curso visou a remição, a ressocialização e adequação dos reeducandos ao mercado de trabalho”, avalia o diretor da UPR, Pedro Lustosa.