5G chegando nas cidades do Entorno
04 dezembro 2023 às 10h57
COMPARTILHAR
A implementação da 5G está tendo continuidade e movimenta negócios em diversas áreas, desde a inteligência artificial até o e-commerce, indústria, logística, transporte, saúde, educação e agronegócio. Atualmente, o estado de Goiás possui cerca de 380 antenas instaladas com sinal ativo da 5G. No Entorno, os municípios de Águas Lindas de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Formosa, Luziânia e Novo Gama já são beneficiados pela tecnologia.
Isso significa mais velocidade na transmissão de dados, quando comparada à fibra ótica, além de melhor conectividade para Internet em modens e chips de smartwatches, smart homes, carros autômatos, drones e Cidades Inteligentes, o que pode incluir, por exemplo, a automação de serviços, como é o caso da coleta de lixo de algumas cidades.
Atento ao avanço, em Cristalina, o prefeito Daniel Sabino Vaz disse que já fizeram a lei e enviaram para a Agência Goiana dos Municípios (AGM). “Aprovamos todos os procedimentos necessários e estamos esperando a resposta definitiva da agência para implantação em Cristalina”, afirmou o gestor.
Política de estímulo à tecnologia
O presidente da AGM, Carlão da Fox, ressaltou que os municípios têm o maior interesse na implantação desse sistema, que vai representar um grande avanço na tecnologia da telefonia e Internet. Ele destaca que, atualmente, Goiás possui cerca de 380 antenas instaladas com sinal ativo da Internet 5G.
A Lei Estadual nº 21.774/23 trata da Política Estadual de Estímulo à Implantação de Tecnologias de Conectividade Móvel, trazendo as diretrizes para a correta implantação da quinta geração da Internet. Ou seja, o dispositivo poderá ser utilizado como modelo para que os municípios façam a atualização da legislação local, conforme exigido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Inclusive, a Anatel aprovou na semana passada a antecipação da liberação da faixa de 3,5 GHz nas cidades aprovadas, em localidades que estão distribuídas em 23 estados. A decisão possibilita que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis.
Confira a lista de cidades que estão liberadas para usar o 5G, assim como a legislação pertinente e o passo a passo para prefeituras no site: https://goias.gov.br/5g.